(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GEORGETOWN

Incêndio em dormitório estudantil deixa 20 mortos na Guiana

O incêndio ocorreu em uma residência estudantil em Mahdia, cidade de mineração no centro do país


22/05/2023 10:11 - atualizado 22/05/2023 10:11
436

Mapa indicando a localização de Mahdia
Causa do incêndio ainda não foi divulgada (foto: Mapbox)

 

Ao menos 20 pessoas morreram em um incêndio em um dormitório de uma escola na região central da Guiana, anunciou o governo em um comunicado divulgado na madrugada desta segunda-feira (22).

O incêndio ocorreu em uma residência estudantil em Mahdia, cidade de mineração no centro deste pequeno país, localizado ao norte do Brasil e que também faz fronteira com a Venezuela e o Suriname.

"Com grande tristeza informamos uma chocante atualização sobre o incêndio no dormitório da escola de Ensino Médio de Mahdia. O número de mortos subiu para 20 e há vários feridos", afirma a nota oficial do governo, sem mencionar as causas do incêndio.

 

 

 

"Várias pessoas ficaram feridas", destacou o Executivo, antes de anuncair que cinco aviões foram enviados para Mahdia para ajudar as autoridades regionais de saúde a distribuir suprimentos médicos adicionais e realizar evacuações sanitárias.

"O presidente e outras autoridades apoiam os esforços desenvolvidos em Ogle (aeroporto de Georgetown, capital) para receber pacientes em estado crítico e coordenar um plano de ação de emergência", disse o governo, que pediu para que as pessoas "continuem orando por essas crianças, suas famílias e suas comunidades".

Pelo menos um avião com três pessoas retiradas chegou a Georgetown, segundo um jornalista da AFP.

"É uma grande catástrofe. É terrível, doloroso", declarou o presidente, Irfaan Ali, no aeroporto.

"Iniciamos serviços de resgate médico em grande escala [...], ordenei também dispositivos especiais" nos dois grandes hospitais da capital "para que todas as crianças que precisam de ajuda recebam os melhores cuidados possíveis", acrescentou.

 

Leia:   Monarquia britânica é 'como um teatro', diz ator Jude Law


Uma fonte das forças de segurança explicou à AFP, sob anonimato, que há "muitos mortos e feridos" e destacou que as vítimas eram "crianças".

Mahdia está localizada a cerca de 200 quilômetros ao sul da capital da Guiana e sua região foi afetada por fortes chuvas.

"Estamos de todo o coração com as famílias e parentes daqueles que foram afetados por esta tragédia", disse Natasha Singh-Lewis, deputada da oposição. "Pedimos às autoridades que façam uma investigação aprofundada sobre as causas do incêndio e um relatório detalhado do que realmente aconteceu", acrescentou.

"Devemos entender como esse evento horrível e mortal ocorreu e tomar todas as medidas necessárias para evitar que tal tragédia aconteça novamente", acrescentou.

A Guiana, uma pequena nação de língua inglesa de 800.000 habitantes, ex-colônia holandesa e britânica, possui as maiores reservas per capita de petróleo do mundo, cuja exploração ainda é incipiente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)