(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ROMA

Itália mantém navio humanitário alemão imobilizado


27/03/2023 10:59

O navio humanitário alemão Louise Michel, utilizado para resgatar migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo, está imobilizado na ilha de Lampedusa pelas autoridades italianas desde sábado, anunciou no domingo a ONG que o fretou.

"Sabemos que há dezenas de embarcações em risco ao redor da ilha, mas estamos impedidos de ajudá-los. É inaceitável!", denunciou a organização Louise Michel no Twitter.

A Guarda Costeira italiana confirmou em comunicado a imobilização deste antigo navio da Marinha francesa condecorado pelo artista Banksy, um dos seus patrocinadores.

O governo de extrema direita da primeira-ministra italiana Giorgia Meloni prometeu reduzir o número de migrantes e solicitantes de asilo que chegam à Itália. Para isso, aprovou uma lei controversa que obriga os navios humanitários a retornar ao porto após cada operação de resgate, retardando assim a sua capacidade de prestar assistência.

Segundo a Guarda Costeira, a imobilização do Louise Michel no porto de Trapani deve-se ao fato de, após realizar uma operação de resgate em águas líbias, "desobedecer à ordem e partir para ajudar outras embarcações com migrantes".

Os críticos da nova lei do governo italiano dizem que ela viola "o direito marítimo internacional, o direito europeu e os direitos humanos" e aumenta o risco de mortes no mar.

Em fevereiro, pelo menos 86 pessoas morreram em um naufrágio na costa italiana, incluindo muitas crianças.

A Organização Marítima Internacional, órgão das Nações Unidas, estima que pelo menos 1.417 pessoas desapareceram no Mediterrâneo em 2022.

Twitter


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)