(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEERÃ

Irã critica o relatório 'sem fundamento' sobre suas atividades nucleares


08/09/2022 07:37

O Irã criticou nesta quinta-feira (8) como "sem fundamento" o relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), no qual a Agência das Nações Unidas afirma que não poderia garantir a "natureza pacífica" do programa nuclear de Teerã.

"O relatório recente (...) é uma repetição para fins políticos de questões passadas sem fundamento", disse o porta-voz da Organização Iraniana de Energia Atômica, Behruz Kamalvandi, em comunicado.

A AIEA levantou o tom na quarta-feira contra o Irã, ao afirmar que "não pode garantir" que o programa nuclear do país "seja exclusivamente pacífico".

Em um relatório confidencial consultado pela AFP, a Agência de Energia Atômica das Nações Unidas observou que não há "avanço" em relação a três instalações não declaradas em que vestígios de urânio foram descobertos.

A questão das instalações não declaradas é um dos principais obstáculos nas negociações que começaram em abril de 2021 em Viena para reativar o acordo de 2015, destinado a limitar o programa nuclear do Irã em troca do levantamento das sanções dos EUA.

A AIEA também lamentou a decisão do Irã de retirar 27 câmeras de vigilância de várias instalações e instou o país a "responder às suas obrigações legais" e dar "explicações tecnicamente credíveis".

"Para restaurar o antigo sistema de verificação (da AIEA), as partes que adotaram o contrato (2015) devem cumprir suas obrigações", respondeu por sua vez o porta -voz iraniano Kamalvandi.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)