(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NAÇÕES UNIDAS

ONU pede mais dinheiro para uma Somália à beira da fome extrema


06/09/2022 19:20

"Por favor, não esqueçam a Somália", onde mais de 200.000 pessoas estão à beira da fome extrema devido a uma seca histórica, implorou nesta terça-feira (6) o chefe da agência humanitária da ONU.

Durante videoconferência de imprensa em Mogadíscio, capital da Somália, Martin Griffiths descreveu a história de uma menina de dois anos e meio que conheceu no domingo em um hospital.

Foi "uma dessas imagens que não se quer mostrar na televisão, que não se compartilha", a de uma menina de "uma magreza extrema" e "uma incapacidade de se comunicar pela angústia", contou o chefe do escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha), visivelmente emocionado. "Ela morreu hoje".

Após quatro temporadas de chuvas escassas, 213.000 pessoas estão à beira da fome extrema no país.

"Precisamos de dinheiro", insistiu Griffiths: ao menos mais um bilhão de dólares, além dos cerca de 1,4 bilhão já orçados pela agência para financiar o plano humanitário.

"Assim, por favor, não esqueçam a Somália", pediu ele aos países doadores, cuja generosidade foi diluída pela crise econômica relacionada com a guerra na Ucrânia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)