(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HAIA

Europol desmantela programa 'FluBot'


01/06/2022 10:56

A agência de polícia europeia Europol anunciou, nesta quarta-feira, o desmantelamento do programa de espionagem "FluBot", que atacava telefones celulares Android via SMS para roubar informações confidenciais, senhas e dados bancários.

O "FluBot", que causou grandes incidentes na Espanha e na Finlândia, era "um dos malwares mais difundidos em telefones celulares até hoje", disse a Europol em comunicado.

O programa "foi capaz de se espalhar como um incêndio graças à sua capacidade de acessar os contatos de um telefone celular infectado", acrescentou a Europol.

As vítimas com telefones com o sistema operacional Android do Google recebiam um SMS pedindo aos usuários que clicassem em um link e instalassem um aplicativo para monitorar a entrega de um pacote ou ouvir mensagens de voz falsas, disse um porta-voz da Europol à AFP.

Os cibercriminosos conseguiam roubar detalhes de contas bancárias ou contas de criptomoedas.

Em maio, a polícia holandesa conseguiu "perturbar" a infraestrutura do FluBot após uma investigação internacional realizada por onze países, segundo a Europol.

Mas a polícia ainda tenta identificar os responsáveis pelo crime, acrescentou o porta-voz.

Para não divulgar seus métodos, a Europol não especificou como desmantelou o programa.

"A infraestrutura FluBot está agora sob o controle das forças de segurança, o que pôs fim à espiral destrutiva", comemorou a Europol.

O FluBot, identificado no final de 2020, expandiu-se no ano seguinte e comprometeu um "grande número de dispositivos no mundo", segundo a Europol.

A agência não informou quantos dispositivos foram infectados ou quanto dinheiro foi roubado.

Os países envolvidos na investigação foram Austrália, Bélgica, Finlândia, Hungria, Irlanda, Romênia, Espanha, Suécia, Suíça e Holanda, além do serviço secreto dos Estados Unidos, coordenados pelo Centro de Cibercrime da Europol.

GOOGLE


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)