(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HAVANA

Número de mortos em explosão em hotel de Cuba sobe para 25

Os primeiros quatro andares do Saratoga, hotel cinco estrelas com 96 quartos, dois restaurantes e uma piscina na cobertura, ficaram praticamente destruídos


07/05/2022 09:52 - atualizado 07/05/2022 10:29

Explosão no Hotel Saratoga, em Havana, Cuba
(foto: ADALBERTO ROQUE / AFP)


A forte explosão que destruiu parcialmente o hotel Saratoga no centro de Havana na sexta-feira (6) deixou pelo menos 25 mortos, incluindo uma turista espanhola, segundo um novo relatório oficial transmitido neste sábado (7) pela TV estatal.

O balanço anterior, divulgado na sexta-feira à noite, citava 22 mortos e mais de 50 feridos na explosão, causada provavelmente por um vazamento de gás.

"Recebemos notícias trágicas de Cuba. Uma turista espanhola faleceu e outro cidadão espanhol está gravemente ferido após a explosão do hotel Saratoga", informou no Twitter o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez.

"Todo nosso carinho a suas famílias e por todas as vítimas e feridos. Nosso apoio também ao povo cubano", acrescentou.

As equipes de resgate continuam a vasculhar os escombros neste sábado, na esperança de encontrar novos sobreviventes, confirmou um jornalista da AFP no local.

A busca agora se concentra no interior do hotel e no porão, de acordo com a televisão estatal cubana.

"É muito lamentável o que aconteceu, a destruição, especialmente a perda de vidas, e também as pessoas feridas, mas mais uma vez quero destacar a velocidade com que a população e as instituições foram mobilizadas", tuitou o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.

"A solidariedade prevaleceu. #FuerzaCuba", acrescentou, referindo-se aos muitos cubanos que se apressaram na sexta-feira para doar sangue para ajudar os feridos.

Hotel emblemático de Havana Velha, o Saratoga estava fechado há dois anos para reparos e se preparava para reabrir ao público em 10 de maio.

Trabalhadores estavam em seu interior quando ocorreu a explosão.

Os primeiros quatro andares do Saratoga - hotel cinco estrelas com 96 quartos, dois restaurantes e uma piscina na cobertura - explodiram e ficaram praticamente destruídos, cercados por montanhas de escombros e pedaços de vidro. Vários carros que estavam perto do local foram danificados.

O responsável da empresa estatal Gaviota, proprietária do hotel, Roberto Calzadilla, disse que a explosão aconteceu quando "o gás estava sendo reabastecido com um cano [caminhão-tanque] e aparentemente foi isso que causou esse infeliz acidente".

O Saratoga, um luxuoso edifício neoclássico construído em 1880 para armazéns, foi remodelado como hotel em 1933 e reaberto em 2005.

Como um dos hotéis mais populares de Havana, já recebeu várias personalidades como Beyoncé e Jay Z, que comemoraram um aniversário em 2013, bem como Madonna e sua filha Lourdes e Mick Jagger, o lendário membro dos Rolling Stones.

Twitter


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)