(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GUERRA NA EUROPA

Rússia e Ucrânia retomam negociações e sugerem 'progresso significativo'

Nova reunião para tentar uma saída ao conflito entre os dois países está marcada para esta segunda-feira (14/3). Kremlin vê sinais 'positivos'


13/03/2022 17:08 - atualizado 13/03/2022 17:50

Soldado ucraniano se protege enquanto as pessoas evacuam a cidade de Irpin em 13 de março de 2022
Soldado ucraniano se protege em Irpin, enquanto civis evacuam a cidade neste domingo (13/3) (foto: Aris Messinis/AFP)

As negociações entre a Ucrânia e a Rússia continuam nessa segunda-feira (14/3) por videoconferência, informou neste domingo o Kremlin, enfatizando que os contatos diplomáticos estão se multiplicando apesar dos confrontos e sugerindo "progresso significativo" nas conversas com o governo ucraniano para tentar pôr fim à guerra entre Rússia e Ucrânia, iniciada com a invasão em 24 de fevereiro

O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, citado pela agência de notícias estatal TASS, negou que as negociações tenham ocorrido no domingo e disse que elas serão retomadas em 14 de março. Horas antes, um negociador russo havia dito que as negociações estavam progredindo positivamente.

As forças russas avançam cada vez mais perto da capital do norte, oeste e nordeste. Ataques russos também destroem um aeroporto na cidade de Vasylkiv, ao sul de Kiev
Moradores de Vasylkiv, ao Sul de Kiev, deixam casas atingidas por bombardeios russos (foto: Dimitar DILKOFF/AFP)


"Se compararmos a posição das duas delegações entre o início das negociações e agora, vemos um progresso significativo", disse Leonid Slutski, membro da delegação russa que se reuniu recentemente com negociadores ucranianos em Belarus. "Minha expectativa pessoal é que esse progresso leve muito em breve a uma posição comum entre as duas delegações e à assinatura de documentos", disse ele, segundo agências de notícias russas.

A informação foi confirmada por Mykhailo Podoliak, negociador e assessor do presidente ucraniano, Volodimir Zelensky. "Na segunda-feira será celebrada uma sessão de negociações para fazer um resumo dos resultados preliminares" das conversações, escreveu no Twitter.


Promessas de mais diálogo

Na quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, e seu colega ucraniano, Dmytro Kuleba, concluíram mais uma rodada de negociações na Turquia, mas sem anunciar grandes progressos. Eles prometeram continuar conversando.

No domingo, Mykhailo Podoliak, um dos assessores do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, disse no Twitter que Moscou parou de dar "ultimatos" a Kiev e começou a "ouvir atentamente nossas propostas".


Para mais vídeos explicativos com este, acesse o canal do #PRAENTENDER

Além disso, enquanto Zelensky disse no sábado que Moscou adotou uma abordagem "fundamentalmente diferente" para as negociações, seu colega, Vladimir Putin, disse na sexta-feira que tinha visto um "progresso positivo" nos diálogos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)