(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GUERRA NA UCRÂNIA

15º dia de invasão: Rússia interrompe cessar-fogo ao bombardear maternidade

Ataque interrompeu o cessar-fogo para que civis pudessem sair da Ucrânia pelos corredores humanitários


10/03/2022 06:00 - atualizado 10/03/2022 10:32

Hospital destruído após ataque da Rússia à Ucrânia
Unidade de saúde destruída após ataque russo (foto: Donetsk Regional Police / AFP)
O presidente da Ucrânia, Volodymr Zelensky, declarou que o exército russo "passou dos limites" ao atacar uma maternidade na cidade de Mariupol nessa quarta-feira (9/3). O bombardeio deixou 17 feridos, incluindo grávidas em trabalho de parto.

 

LEIA MAIS: Por que invasão da Ucrânia está reaproximando os EUA da Venezuela

 

 

A ofensiva de Vladimir Putin interrompeu o cessar-fogo para que civis pudessem sair da Ucrânia pelos corredores humanitários quando completam-se 15 dias de invasão ao vizinho do leste europeu.

 

 

"Atrocidade! Por quanto tempo mais o mundo será cúmplice ao ignorar o terror?", declarou Zelensky em uma publicação no Twitter, com um vídeo que mostra os escombros do ataque. 

 

 

 

Hora depois, em um vídeo transmitido em seu canal no Telegram, o presidende da Ucrânia pediu que a comunidade europeia condene Putin por "crimes de guerra".

 

Corredores humanitários

 

Pelo menos 35 mil civis conseguiram deixar as cidades ucranianas sitiadas por tropas russas nessa quarta-feira (9/3), segundo informações do governo ucraniano. 

 

A agência de refugiados da ONU estima que entre 2,1 e 2,2 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia em busca de refúgio desde o início da invasão.

 

Corredores humanitários na Ucrânia
 

 

FMI aprova auxílio de US$ 1,4 bilhão

O conselho do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou um financiamento emergencial de US$ 1,4 bilhão para a Ucrânia, a fim de ajudar o país, vítima de uma "enorme crise humanitária e econômica" causada pela invasão russa.

 

"A necessidade de financiamento é importante, urgente, e poderia aumentar consideravelmente à medida que a guerra persistir", afirmou a diretora-gerente do fundo, Kristalina Georgieva.

 

Reino Unido pede G7 para proibir petróleo russo

O Reino Unido declarou que todos os países do G7 - grupo das sete economias mais industrializadas do mundo - deveriam "pôr fim ao uso de petróleo e gás russos", como o país e os Estados Unidos fizeram.

 

"Putin deve fracassar", declarou a ministra britânica das Relações Exteriores, Liz Truss, durante uma visita aos Estados Unidos. Segundo ela, isso incluiria a desconexão "total" dos bancos russos do sistema internacional Swift.

 

UE afirma que tem gás para todo o inverno

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que os países aliados da União Europeia têm gás natural suficiente para passar o inverno deste ano sem precisar depender da importação russa

 

Ela também disse, à rede ARD, que as sanções feitas contra a Rússia em resposta ao ataque na Ucrânia foram pensadas para causar o maior impacto possível no país, sem afetar muito as economias dos países do continente.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)