(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas UNIÃO EUROPEIA

Presidente da Comissão Europeia: UE tem gás suficiente para o inverno

Von der Leyen disse que as sanções contra a Rússia foram pensadas para causar maior impacto possível no país, sem afetar as economias dos países do continente


09/03/2022 18:23

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen (foto: YVES HERMAN / POOL / AFP)
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou nesta terça-feira (9/3), que os países aliados da União Europeia têm gás natural suficiente para passar o inverno deste ano sem precisar depender da importação russa. A fala foi feita à televisão alemã ARD.

 

 


À rede alemã, Von der Leyen também disse que as sanções feitas contra a Rússia em resposta ao ataque na Ucrânia foram pensadas para causar o maior impacto possível no país, sem afetar muito as economias dos países do continente.

Cerca de 40% do gás da UE vêm da Rússia


Em 2021, os países da União Europeia importaram cerca de 155 bilhões de metros cúbicos (bmc) de gás natural da Rússia. O total supriu 40% do consumo total de gás da Europa. Reduzir a dependência do gás russo não será simples e deve exigir um esforço político dos países aliados.

Diante do risco de faltar gás para aquecer os países europeus no inverno, a Agência Internacional de Energia (IEA) publicou um plano com 10 medidas que podem diminuir a dependência europeia do gás e abaixar as importações do combustível russo em mais de um terço.

Ucrânia começa a receber gás da Polônia


Desde o último domingo (6/3), o mercado ucraniano passou a ser abastecido com gás proveniente da Polônia, informou o Operador do Sistema de Transmissão de Gás da Ucrânia. "Agora, os participantes do mercado ucraniano receberão gás de três direções - Polônia, Hungria e Eslováquia."

Em média, a Ucrânia consome de 100 a 120 milhões de metros cúbicos (mcm) de gás por dia.

*Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)