(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GUERRA

Ucrânia acusa soldados russos por estupro de mulheres em cidades ocupadas

Dmytro Kuleba foi a favor da criação de um tribunal penal especial para julgar o 'crime de agressão' russo em seu país


05/03/2022 11:04 - atualizado 05/03/2022 12:34

Ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown participou de encontro com Dmytro Kuleba
Ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown participou de encontro com Dmytro Kuleba (foto: Tolga Akmen/AFP)
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, acusou, ontem, os soldados russos de "estuprar mulheres em cidades ucranianas ocupadas", em um encontro virtual organizado pelo instituto de estudos em relações internacionais Chatham House, sediado no Reino Unido. O ministro também pediu a criação de um tribunal criminal especial para julgar o "crime de agressão" cometido por Vladimir Putin. Do encontro, também participou o ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown.

"Quando bombas caem sobre nossas cidades, quando soldados estupram mulheres em cidades ocupadas e, infelizmente, temos muitos casos de soldados russos estuprando mulheres em cidades ucranianas, é claro que é difícil falar sobre a eficácia do direito internacional", disse o ministro.

"Mas é a única ferramenta que temos para garantir que, no final, todos os que tornaram essa guerra possível sejam levados à justiça e que a Federação Russa, como país que cometeu um ato de agressão, também seja responsabilizada", acrescentou.

Dmytro Kuleba foi a favor da criação de um tribunal penal especial para julgar o "crime de agressão" russo em seu país, iniciativa apoiada por dezenas de especialistas em direito internacional e figuras como Brown e o escritor americano Paul Auster.

"Estamos perdendo uma arma crucial na luta legal contra Putin", disse Brown, que assinou uma petição para a criação de uma jurisdição especial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)