(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Rússia X Ucrânia

Começam as negociações entre Rússia e Ucrânia em Belarus

Ucrânia exige cessar-fogo e retirada das forças russas


28/02/2022 06:35 - atualizado 28/02/2022 08:49

ministro da Defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov (D), expressa condolências aos parentes do capitão Anton Sidorov, que morreu em bombardeio na linha de frente com separatistas apoiados pela Rússia, durante uma cerimônia de despedida em Kiev
O ministro da Defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov (D), expressa condolênciasa familiares de militar que morreu em bombardeio na linha de frente. Ministro é um dos que lidera as negociações (foto: Sergei SUPINSKY / AFP)
 

As delegações diplomáticas russa e ucraniana iniciaram, nesta segunda-feira (28), as primeiras negociações desde que a Rússia invadiu a Ucrânia na quinta-feira passada - informou a agência de notícias bielorrussa Belta.

"Rússia e Ucrânia estão mantendo as primeiras conversações", afirmou a Belta.

Antes do início da reunião, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu aos russos um cessar-fogo "imediato" e a retirada de suas tropas.

 

Leia também: 5º dia de invasão russa à Ucrânia: comitiva de negociação e ameaça nuclear

  

As conversas entre os dois países ocorrem depois que as tropas russas enfrentaram forte resistência ucraniana e após as sanções em massa impostas à Rússia pelas potências ocidentais.

Do lado russo, a missão diplomática é liderada pelo conselheiro do Kremlin, Vladimir Medinski. A Ucrânia enviou seu ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, que chegou vestido com uniforme militar.

"Podem se sentir completamente seguros", declarou o ministro bielorrusso das Relações Exteriores, Vladimir Makei, ao recebê-los.

O Kremlin preferiu, nesta segunda, não antecipar suas "posições" para esta conversa, declarou seu porta-voz, Dmitri Peskov, por considerar que devem ser feitas em "silêncio".

Para a Ucrânia, "a questão-chave é um cessar-fogo imediato e a retirada das tropas (russas) do território ucraniano", disse a Presidência ucraniana nesta segunda-feira.

Essas conversas acontecem em uma das residências do presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, na região de Gomel, perto da fronteira com a Ucrânia.

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)