(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GUERRA

Alemanha anuncia doação de armas para a Ucrânia

Segundo o chanceler Olaf Scholz, país vai doar mil lança-foguetes e 500 mísseis, quebrando tradição de não exportar armas letais para zonas de conflito


26/02/2022 16:46 - atualizado 26/02/2022 17:03

Olaf Scholz, chanceler da Alemanha
Olaf Scholz, chanceler da Alemanha (foto: Tobias SCHWARZ / AFP)
A Alemanha vai doar mil lança-foguetes antitanque e 500 mísseis Stinger à Ucrânia. O anúncio foi feito pelo chanceler alemão Olaf Scholz, após o terceiro dia de invasão das tropas russas no território ucraniano.

Leia também: Invasão russa à Ucrânia chega ao 3º dia sem definições; Kiev é bombardeada. 

A doação rompe com uma política tradicional alemã, de não exportar armas letais para zonas de conflito, informou uma fonte do governo à AFP neste sábado (26).

O chefe de governo alemão explicou que "a agressão russa contra a Ucrânia marca uma mudança de época e ameaça a ordem estabelecida no pós-guerra. Nesta situação, é nosso dever ajudar, o tanto quanto pudermos, a Ucrânia contra o exército invasor de Vladimir Putin".

"Levando em conta o ataque russo contra a Ucrânia, o governo está pronto para enviar com urgência o material necessário para a defesa da Ucrânia", disse a fonte.

Segundo Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, outros países aliados estão enviando armas e equipamentos para ajudar os ucranianos a lutar.

Pouco depois dessas declarações, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, anunciou mais US$ 350 milhões em assistência militar para a Ucrânia.

"Este pacote incluirá mais assistência defensiva letal para ajudar a enfrentar as ameaças blindadas, aéreas e outras que a Ucrânia enfrenta atualmente", disse Blinken, em um comunicado.

Já o Ministério holandês da Defesa indicou que entregará 200 mísseis antiaéreos Stinger a Kiev o mais rápido possível, e a República Tcheca anunciou uma doação de armas no valor de US$ 8,6 milhões.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)