(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRUXELAS

Força Aérea ucraniana não funciona mais, diz agente de Inteligência

Segundo um agente de país do ocidente, a Rússia tem total superioridade aérea e já eliminou totalmente as defesas da Ucrânia


24/02/2022 16:19 - atualizado 25/02/2022 17:25

Avião e uma bomba
Força aérea russa é muito superior à ucraniana (foto: Ministério da Defesa da Rússia / AFP)

A Rússia eliminou totalmente nesta quinta-feira (24) as defesas da Ucrânia e agora tem "total superioridade aérea", já que o governo de Kiev não possui mais recursos contra este tipo de ofensiva, disse um alto funcionário ocidental de Inteligência. O presidente russo Vladimir Putin autorizou na madruga desta quinta-feira (24/2) a invasão da Ucrânia.



"A Força Aérea [ucraniana] não funciona mais", afirmou o especialista, acrescentando que a Rússia tentará acumular uma "força esmagadora" sobre a capital ucraniana nas "próximas horas", considerando o ritmo em que as tropas se movem.

gráfico
(foto: AFP)


"Penso que muito vai depender da resistência que os ucranianos possam ter, mas acho que os russos vão tentar, nas próximas horas, aplicar uma força esmagadora sobre a capital", Kiev, afirmou o funcionário, que pediu para ter sua identidade preservada.

A Rússia lançou na madrugada desta quinta-feira uma ofensiva militar contra a Ucrânia três dias depois de reconhecer como repúblicas independentes dois territórios separatistas pró-russos no leste ucraniano.

LEIA TAMBÉM: Biden: 'Putin escolheu essa guerra'

Os líderes dos 27 países da UE realizam nesta quinta-feira, em Bruxelas, uma cúpula de emergência para discutir a situação e definir um duro pacote de sanções que, segundo o chefe da diplomacia europeia, poderão submeter a Rússia a "um isolamento sem precedentes".

LEIA TAMBÉM: Rússia invade Ucrânia: 7 questões para entender a crise

Ao chegar nesta quinta-feira à sede da cúpula, o primeiro-ministro da Eslovênia, Janez Jansa, disse que o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, lhe assegurou que a intenção russa era "decapitar o governo de Kiev e substituí-lo por um governo fantoche".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)