(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GUERRA

Qual o tamanho do poderio militar da Rússia em comparação com o da Ucrânia?

Além de mais soldados, a Rússia possui mais aeronaves de ataque, tanques, veículos blindados e artilharia. Entenda


24/02/2022 12:19 - atualizado 24/02/2022 12:50

Com a invasão da Ucrânia pela Rússia nesta quinta-feira (24/2), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que os soldados do país estão resistindo ao exército russo, convocou os cidadãos a se alistarem e os veteranos a se apresentarem.

O poderio militar da Rússia, no entanto, é muito maior que o da Ucrânia.

A Rússia tem 2,9 milhões de soldados, 900 mil deles na ativa. Já a Ucrânia tem 200 mil na ativa, de um total de 1,1 milhão.

Durante a escalada de tensão, a Rússia deslocou cerca de 100 mil soldados — equipados com tudo, desde tanques e artilharia até munição e poder aéreo — para a fronteira.

De acordo com a estimativa mais recente da empresa de análise militar Janes, atualmente o efetivo mobilizado pela Rússia em direção à Ucrânia ultrapassa 175 mil combatentes — quase o equivalente ao total de membros da ativa nas Forças Armadas ucranianas.

A invasão — que havia sido veementemente negada pelo líder russo Vladimir Putin — começou nesta quinta. Não está claro quantos soldados entraram no país, por onde e com que destino.

Há relatos de tropas cruzando diversos pontos da fronteira e explosões perto das principais cidades ao redor do país — e não apenas na região de Donbass, onde grupos separatistas foram reconhecidos e apoiados recentemente pela Rússia.

Além de mais soldados, a Rússia possui mais aeronaves de ataque, tanques, veículos blindados e artilharia. Veja a comparação:


Tabela mostra comparação de forças da Rússia e da Ucrânia
(foto: BBC)

O anúncio de Putin sobre a mobilização das tropas aconteceu no mesmo momento em que ocorria uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) em Nova York, Estados Unidos, sobre a crise.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, discursou pedindo "do fundo do coração": "Presidente Putin, detenha suas tropas de atacar a Ucrânia".


Mapa mostra onde fica a Ucrânia - no leste da Europa, entre a Rússia e a Polônia
A Ucrânia fica no leste da Europa, entre a Rússia e a Polônia (foto: BBC)

Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)