(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RIADE

Doze feridos por fragmentos de drone abatido em aeroporto da Arábia Saudita


10/02/2022 12:37

Doze pessoas ficaram feridas por destroços de um drone dos rebeldes iemenitas abatido pelo exército saudita em um aeroporto perto da fronteira, disseram autoridades nesta quinta-feira.

O ataque frustrado, reivindicado pelos rebeldes huthis, ocorre no momento em que os combates se intensificam no Iêmen, com vítimas civis dobrando nos últimos meses.

Os rebeldes huthis, próximos ao Irã e que lutam contra uma coalizão liderada pela Arábia Saudita desde 2015 que apoia o governo do Iêmen, frequentemente lançam ataques de drones contra alvos em território saudita, como aeroportos e instalações petrolíferas.

"Doze civis de diferentes nacionalidades ficaram feridos no aeroporto de Abha" depois que "as defesas sauditas destruíram um drone lançado em sua direção", disse a coalizão, citada pela agência de notícias oficial do reino SPA.

Os fragmentos caíram no aeroporto após o ataque à base aérea de Abha, que já foi alvo de ataques semelhantes dos rebeldes huthis.

"Tomaremos medidas operacionais firmes para responder à ameaça contra aeroportos e viajantes civis", disse a coalizão.

"O tráfego aéreo foi interrompido por um curto período antes de ser retomado", informou à AFP um funcionário do aeroporto, pedindo anonimato.

Em resposta, a coalizão anunciou que "bombardearia" os locais de onde os rebeldes lançam drones na capital iemenita controlada pelos huthis, Sanaa.

Os rebeldes huthis reivindicaram a responsabilidade pelo ataque de Abha e garantiram que tinham como alvo um "importante local militar".

"Reiteramos nosso aviso aos cidadãos para ficarem longe de locais militares", tuitou Yahya Saree, porta-voz militar dos huthis.

O conflito no Iêmen, que provocou pelo menos 377.000 mortes, se intensificou nas últimas semanas com várias ofensivas da coalizão internacional e das forças leais ao governo para tentar recuperar as áreas perdidas para os huthis, que são apoiados pelo Irã.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)