(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ROMA

Itália não chega a acordo para eleger presidente


27/01/2022 14:17

Os partidos políticos italianos não conseguiram chegar a um acordo sobre o candidato ao cargo de Presidente da República, assim, falhou a quarta volta de votação no Parlamento nesta quinta-feira (27).

Os eleitores do bloco de direita se abstiveram, enquanto os do bloco de esquerda votaram em branco durante a apuração, na qual mais de mil parlamentares e representantes das regiões têm o direito de participar.

As duas frentes intensificaram as negociações já que a partir desta quinta-feira os votos necessários foram reduzidos para 505.

Segundo o ex-primeiro-ministro Matteo Renzi, "está perto" de chegar a um acordo e não está excluído que na sexta-feira a Itália tenha um novo Presidente.

Nenhum dos dois blocos tem votos suficientes para eleger seu próprio candidato, por isso é necessário um acordo.

As funções do presidente são essencialmente honorárias na Itália, onde o sistema parlamentar governa. Mas este ano está em jogo o papel de Mario Draghi, atual primeiro-ministro, uma personalidade de grande peso e prestígio, cuja eleição à presidência colocaria o governo em crise.

Muitos parlamentares temem que, caso Draghi seja eleito, se desencadeie uma crise que pode terminar em eleições antecipadas, o que não é conveniente para o país.

Draghi é "precioso onde está agora", reiterou Matteo Salvini, líder da ultradireitista Liga, entre os protagonistas das negociações.

Ao mesmo tempo, outros nomes circulam para o cargo, entre eles o do ex-presidente da Câmara dos Deputados e da Internacional Democrata Cristã, Pier Ferdinando Casini; o da atual presidente do Senado, Elisabetta Casellati e o da experiente diplomata Elisabetta Belloni.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)