(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HEIDELBERG

Tiroteio em universidade alemã deixa ao menos um morto e quatro feridos

Segundo a polícia, o agressor entrou atirando durante um curso em um anfiteatro da Universidade de Heidelberg, no sudoeste da Alemanha


24/01/2022 13:22 - atualizado 24/01/2022 14:29

Carros da polícia cercam a universidade após o tiroteio
As autoridades pediram à população para sair da área e permitir o trabalho dos socorristas e dos serviços de emergência na universidade (foto: R. Priebe/DPA/AFP)
Uma jovem morreu no tiroteio nesta segunda-feira (24/1) em um anfiteatro da Universidade de Heidelberg, no sudoeste da Alemanha, segundo informações recebidas pela AFP por fontes de segurança alemãs.

 

 


A polícia havia dito inicialmente que quatro pessoas ficaram feridas por um atirador que depois cometeu suicídio, mas uma das vítimas morreu devido aos ferimentos no hospital, segundo a mesma fonte.

"Um agressor atirou com uma grande arma durante um curso em um anfiteatro da Universidade em Neuenheimer Feld, ferindo quatro pessoas, algumas delas gravemente", informou a polícia de Mannheim em um comunicado.

Depois o agressor "se suicidou", afirmou Stefan Wilhelm, porta-voz da polícia da cidade.

Os investigadores acreditam que havia apenas um agressor, portanto indicaram que "não há mais uma situação de perigo".

A polícia informou que "não tinha conhecimento de nenhuma carta de demanda" e pediu à população para evitar especulações.

As autoridades programaram uma entrevista coletiva nesta segunda-feira à noite para informar mais detalhes sobre o incidente.

Universidade muito renomada


A Universidade de Heidelberg enviou um e-mail aos seus alunos pedindo que não compareçam ao campus do bairro de Neuenheimer Feld, informou a emissora pública Südwestrundfunk (SWR).

O tiroteio gerou uma grande operação policial e as autoridades pediram à população para sair da área e permitir o trabalho dos socorristas e dos serviços de emergência.

Este campus, localizado à margem norte do rio Neckar, abriga faculdades de ciências naturais, departamentos do hospital universitário e o jardim botânico.

Essa universidade, fundada em 1386, é a mais antiga da Alemanha e é uma escola estatal, com uma ampla variedade de estudos.

Depois de vários semestres de ensino remoto devido à pandemia, as aulas foram retomadas em outubro, disse à AFP um pesquisador que trabalha na universidade.

O acadêmico afirmou que havia controles na entrada da instituição, incluindo o passaporte sanitário.

A lei alemã sobre porte de armas de fogo tornou-se mais severa na Alemanha após dois ataques a escolas na cidade de Erfurt, no leste do país, em abril de 2002, e na cidade de Winnenden (sudoeste), em março de 2009.

As armas usadas em ambos os casos foram declaradas anteriormente.

O país conta agora com uma das legislações mais rígidas da Europa, que exige que os menores de 25 anos realizem um exame psiquiátrico antes de solicitar uma permissão de armas.

Em 2016, nove pessoas foram assassinadas por David Ali Sonboly que abriu fogo em um centro comercial de Munique. Outras 35 pessoas ficaram feridas nesse ataque.

O atentado de Munique gerou um intenso debate no país sobre a conveniência de voltar a endurecer a legislação sobre armas.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)