(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Onze líderes da América Latina e do Caribe defendem aumento de capital do BID


09/12/2021 22:39

Onze líderes da América Latina e do Caribe manifestaram seu apoio aos esforços dos legisladores americanos para aumentar o capital do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), segundo carta enviada à Comissão de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos.

"Acreditamos firmemente que o fortalecimento da capacidade do BID de apoiar nossos países por meio de empréstimos ao setor público e trabalhando para melhorar o investimento do setor privado é essencial para nossa recuperação de longo prazo", indicaram, referindo-se ao duro golpe da pandemia de covid-19 na região.

A carta foi assinada pelos presidentes da Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai, a primeira-ministra de Barbados e os primeiros-ministros de Belize e Jamaica.

Os líderes consideraram o BID um "parceiro estratégico" para garantir uma recuperação inclusiva e ambientalmente sustentável da crise causada pela pandemia.

O BID, fundado em 1950 e com sede em Washington, é a principal fonte de financiamento para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado americano, Bob Menéndez, que promove a inclusão do aumento de capital do BID no projeto da Lei de Competição e Inovação dos Estados Unidos (USICA) em debate no Congresso, comemorou o apoio dos líderes latino-americanos e caribenhos.

À medida que as discussões do USICA avançam, "estou mais comprometido do que nunca em garantir que um aumento de capital para o BID seja incluído como uma disposição fundamental para conter o comportamento predatório de Pequim em nosso hemisfério", disse em um comunicado.

A iniciativa de Menéndez para o aumento de capital do BID, inicialmente apresentada como um projeto de lei independente, foi aprovada pelo plenário do Senado como parte do pacote legislativo para fortalecer a competitividade dos Estados Unidos em relação à China e está atualmente em debate na Câmara dos Representantes.

O presidente do BID, Mauricio Claver-Carone, disse meses atrás que estava buscando um "consenso bipartidário" em Washington para que o aumento de capital da instituição fosse um "Plano Marshall para a região", em referência ao programa americano de reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)