(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

França e Reino Unido intensificam contatos em disputa por pesca


03/11/2021 11:40

A Comissão Europeia receberá na sexta-feira (5) uma reunião sobre a disputa a respeito do acesso de navios de pesca franceses nas águas britânicas, após uma reunião no dia anterior em Paris entre altos funcionários de ambos os países, anunciou o governo francês nesta quarta-feira (3).

O secretário de Estado francês de Assuntos Europeus, Clément Beaune, e o secretário britânico para o Brexit, David Frost, se reunirão na quinta-feira e "haverá outra reunião na sexta-feira na Comissão Europeia", anunciou o porta-voz do governo francês Gabriel Attal.

Com base no acordo de divórcio entre Reino Unido e União Europeia (UE), os pescadores do bloco podem continuar pescando em águas britânicas, mas somente se comprovarem que já realizavam essa atividade nessa área antes.

Mas franceses e britânicos discordam sobre a natureza e o alcance dos documentos de apoio, em pleno contexto de tensão por outros temas, como os migrantes que cruzam o Canal da Mancha ou a chamada crise dos submarinos com a Austrália.

Se mais licenças não forem concedidas aos pescadores franceses, Paris prevê proibir que os barcos de pesca britânicos desembarquem sua carga em seus portos e reforçar os controles de navios e caminhões, medidas que Londres classifica como "ameaças".

"Quero lembrar que este é, acima de tudo, um assunto europeu e, portanto, a reunião na Comissão Europeia será muito importante e teremos que esperar sua conclusão antes de aplicar eventuais sanções", acrescentou o porta-voz do Executivo.

Attal destacou, porém, que "todas as opções" continuam sobre a mesa. Embora sua aplicação estivesse prevista para terça-feira, o presidente francês Emmanuel Macron adiou para "ao menos quinta-feira" para chegar a uma solução antes de impor medidas.

O porta-voz pediu a Londres para "respeitar" seus compromissos do acordo, especialmente "sobre as licenças de pesca" e negou que os termos estabelecidos sejam "vagos". O governo britânico disse na terça-feira que sua posição sobre a pesca não muda.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)