(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEERÃ

Chanceler iraniano testa positivo para a covid


02/11/2021 07:27

O ministro iraniano das Relações Exteriores contraiu a covid-19, anunciou a imprensa local, no momento em que seu país disse estar disposto a retornar às negociações internacionais sobre seu polêmico programa nuclear.

Hossein Amir-Abdollahian, de 57 anos, "testou positivo para o coronavírus hoje", informou a agência de notícias Tasnim nesta terça-feira.

Este diplomata de carreira foi nomeado ministro das Relações Exteriores em agosto pelo presidente ultraconservador Ebrahim Raissi.

"O estado geral (do ministro) é satisfatório e ele continua com seu trabalho diário em quarentena", anunciou o porta-voz do ministério, Said Khatibzadeh, citado pela agência oficial Irna.

O anúncio foi feito depois que Khatibzadeh anunciou na segunda-feira que as negociações sobre o programa nuclear iraniano começariam "nas próximas duas ou três semanas".

O Irã concluiu em 2015 um acordo histórico com cinco potências (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha), que permitiu o relaxamento das sanções internacionais contra Teerã em troca de uma limitação drástica de seu programa nuclear.

Mas os Estados Unidos retiraram-se do pacto unilateralmente em 2018 e restabeleceram as sanções contra o Irã, que, em resposta, passou a descumprir seus compromissos.

Desde junho deste ano, as negociações para relançar o acordo estão em um impasse, embora agora o Irã tenha dito que está disposto a relançá-las.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)