(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ROMA

Chefe da ONU exorta G20 a unir forças para limitar o aquecimento global


29/10/2021 13:53

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu nesta sexta-feira (29) em Roma aos líderes do G20 que se esforcem para limitar o aquecimento global, a poucos dias da abertura da Conferência da ONU sobre o clima (COP26) em Glasgow, Escócia.

Há um "sério risco" de que a conferência de Glasgow não alcance o resultado esperado, alertou Guterres durante entrevista coletiva na véspera da reunião - no sábado e domingo - dos chefes de Estado e de Governo das 20 maiores economias mundiais.

"Ainda temos tempo para colocar as coisas nos trilhos e esta reunião do G20 é uma oportunidade", acrescentou.

"Em todos os objetivos climáticos traçados ainda temos um longo caminho a percorrer e devemos acelerar o ritmo", insistiu.

"Não é tarde demais, mas devemos agir agora", acrescentou.

O secretário-geral da ONU expressou em várias ocasiões preocupação com o pouco tempo que resta para evitar o fracasso da Conferência do Clima da ONU.

O próprio Guterres intervirá na cúpula do G20, que deve entregar um compromisso sólido, com objetivos claros de redução das emissões de gases de efeito estufa, ou o financiamento da ajuda aos países pobres no combate às mudanças climáticas.

"Precisamos de mais ambição e mais ação", disse Guterres.

"Isso só será possível com uma mobilização massiva de vontade política e que requer confiança entre os principais atores", uma confiança que é limitada entre as grandes economias, emergentes e desenvolvidas, frisou o secretário-geral.

"O objetivo mais importante da reunião do G20 deve ser restaurar a confiança", concluiu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)