UAI
Publicidade

Estado de Minas HARTFORD

Biden promove plano de transformação do cuidado infantil nos EUA


15/10/2021 14:56

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viaja nesta sexta-feira (15) para Connecticut para promover a transformação de um programa de cuidado infantil, depois de ficar para trás em relação a grande parte do mundo desenvolvido.

Como parte de uma viagem nacional para obter apoio para as propostas de sua bilionária agenda legislativa, a segunda visita presidencial de Biden a Connecticut ocorre em uma fase crucial para seus históricos e controversos planos de gastos, que geram críticas em seu próprio partido Democrata e também no Republicano.

A Casa Branca disse que o presidente faria uma primeira parada em um centro de cuidado infantil em Hartford, para "destacar a importância de investir na atenção às crianças para manter as despesas baixas para as famílias trabalhadoras".

O cuidado das crianças é considerado fundamental para a recuperação econômica da pandemia de covid-19, mas os Estados Unidos investem muito menos nas crianças do que outras economias comparáveis.

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) afirma que a nação investe menos em educação e cuidado da primeira infância em relação ao tamanho da economia que todos os 37 países desenvolvidos mais importantes do mundo, com a exceção de dois.

Enquanto isso, o custo do cuidado das crianças para a família média de Connecticut é de 16.000 dólares por ano, segundo o prefeito democrata de Hartford, Luke Bronin.

"O que isso significa é que os membros da família não podem trabalhar porque têm que estar em casa cuidando dessa criança", disse à filial local do canal Fox. "Então, para muitas famílias, ter acesso a um cuidado infantil acessível seria uma virada de jogo".

As dificuldades dos pais para conservarem o emprego também contribuem para uma grande brecha de gênero na participação trabalhista entre as mães - que continuam assumindo a maior carga dos cuidados - e os pais.

Biden propõe resolver essa brecha com subsídios federais para os americanos de baixa e média renda, que limitariam os gastos das famílias no cuidado das crianças a 7% de sua renda.

Ele quer oferecer grandes subsídios aos centros de cuidado infantil, aumentar os salários dos que trabalham no setor e aumentar o crédito infantil de 2.000 a 3.000 dólares por ano para as crianças maiores de seis anos.

Os republicanos se opõem energicamente às propostas da Casa Branca para um pacote de gasto social de vários trilhões de dólares, que contempla as disposições de Biden sobre o cuidado das crianças, entre outros aspectos.

Os democratas no Congresso têm legisladores suficientes para aprovar o projeto histórico sem a ajuda dos republicanos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade