(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Governo dos EUA pedirá que Suprema Corte bloqueie lei do aborto do Texas


15/10/2021 14:29

O governo do presidente democrata Joe Biden disse nesta sexta-feira (15) que pedirá à Suprema Corte dos Estados Unidos que revogue uma lei restritiva sobre o aborto aplicada no Texas.

"O Departamento de Justiça pretende pedir à Supremo Corte" que intervenha novamente nesta lei que proíbe o aborto mesmo em caso de incesto ou estupro, disse seu porta-voz, Anthony Coley.

A lei, que está no centro de uma feroz batalha legal, proíbe o aborto assim que o batimento cardíaco do embrião é detectado, por volta das seis semanas de gravidez, quando a maioria das mulheres ainda não sabe que está grávida.

Leis semelhantes foram derrubadas nos tribunais por violarem a jurisprudência da Suprema Corte que garante o direito da mulher de abortar até que o feto seja viável, por volta das 22 semanas de gravidez.

Mas a lei do Texas tem uma característica única: ela atribui a responsabilidade de fazer cumprir a medida "exclusivamente" aos cidadãos, encorajando-os a abrir processos contra organizações ou indivíduos que ajudam mulheres a realizar abortos ilegais.

A Suprema Corte, que tem uma maioria de juízes conservadores, citou essas "novas questões processuais" ao rejeitar em 1º de setembro um bloqueio sobre a entrada em vigor da lei.

O governo federal então entrou na arena legal e apresentou uma ação em seu nome contra o Texas.

Em 6 de outubro, um juiz de primeira instância decidiu em seu favor e suspendeu a lei. Mas, alguns dias depois, um tribunal de apelação da Louisiana, conhecido por seu conservadorismo, anulou a decisão e ordenou que a lei do Texas permanecesse em vigor durante os procedimentos legais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)