(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LONDRES

Londres pede à UE 'grandes mudanças' nos protocolos na Irlanda do Norte


09/10/2021 20:14

O governo britânico exigiu "grandes mudanças" no protocolo de disposições alfandegárias na Irlanda do Norte após o Brexit, dias antes da União Europeia (UE) responder a uma proposta de Londres sobre o assunto.

O secretário de Estado britânico do Brexit, David Frost, deve fazer um discurso em Lisboa na terça-feira pedindo à UE que mostre "ambição e vontade" nesta questão, de acordo com um comunicado transmitido por Downing Street na noite deste sábado (9).

O protocolo foi concebido para evitar um regresso da fronteira na ilha da Irlanda que colocaria em risco a frágil paz, mas resultou na introdução de controles sobre as mercadorias que chegam à Irlanda do Norte (região do Reino Unido) oriundos da ilha da Grã-Bretanha.

Unionistas irlandeses e conservadores britânicos afirmam que este sistema causa problemas de abastecimento e criou uma fronteira marítima dentro do Reino Unido.

A indignação com este protocolo incentivou os violentos confrontos que ocorreram na Irlanda do Norte na primavera e alimentou o espectro de três décadas de conflito na província, onde 3.500 pessoas morreram até os acordos de paz de 1998.

O governo de Boris Johnson exigiu de Bruxelas uma profunda renegociação deste dispositivo e a UE deve oferecer sua resposta às propostas britânicas nesta quarta-feira.

Frost "se comprometerá a examinar cuidadosamente" e "tão positivamente quanto possível" esta resposta, bem como a iniciar "negociações intensivas muito em breve".

No entanto, o secretário do Brexit avisou que não aceitará "negociações intermináveis" e que, nesse caso, não hesitará em suspender o protocolo da Irlanda do Norte ativando um artigo que lhes permite desconsiderar algumas cláusulas do acordo em caso de "graves dificuldades econômicas e sociais ou ambientais".

A imprensa britânica afirma que a União Europeia prepara uma proposta para acabar com a chamada "guerra das salsichas" que prevê isenções para dar continuidade ao envio de carne refrigerada da Grã-Bretanha para a Irlanda do Norte para produtos ligados à "identidade nacional".

Em seu comunicado, Downing Street alerta que qualquer solução "deve ir além da questão das salsichas".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)