(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Blinken receberá chanceleres de Israel e dos Emirados Árabes Unidos


09/10/2021 16:05

O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, receberá na quarta-feira seus homólogos israelenses e emirados para tratar, em particular, da continuação do processo de reconhecimento de Israel pelos países árabes, anunciou o Departamento de Estado neste sábado (9).

O secretário de Estado dos EUA manterá conversas bilaterais separadas com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, e depois com seu homólogo dos Emirados Árabes Unidos, o xeque Abdullah bin Zayed Al Nahyane, antes de uma reunião trilateral, acrescentou a chancelaria.

O tema das discussões será "o progresso feito desde a assinatura dos acordos de Abraham no ano passado, as possibilidades futuras de colaboração e questões bilaterais, incluindo segurança e estabilidade regional", afirmou.

Em meados de setembro, Blinken já havia realizado um encontro virtual com seus homólogos do estado hebraico, Emirados Árabes Unidos e Marrocos, após o qual encorajou mais países árabes a reconhecer Israel, no primeiro aniversário dos acordos de normalização históricos concluídos sob os auspícios do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Em 15 de setembro de 2020, os Emirados e Bahrein se tornaram os primeiros países do Golfo a normalizar publicamente suas relações com Israel. Marrocos e Sudão seguiram o exemplo.

Depois de sua chegada ao poder, o governo democrata do presidente Joe Biden, apesar de pretender romper com a era Trump, aprovou esses acordos, considerados um dos principais sucessos diplomáticos de seu antecessor republicano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)