(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GENEBRA

ONU preocupada com mobilização 'maciça' de tropas em vários estados de Mianmar


08/10/2021 10:02

A ONU expressou, nesta sexta-feira (8), sua preocupação com a mobilização "maciça" de tropas e armas pesadas em vários estados de Mianmar, o que gera medo na população civil, privada de acesso à internet.

O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos destacou o envio de oficiais superiores para essas áreas.

"Isso representa uma escalada da situação", alertou Ravina Shamdasani, porta-voz do Escritório do Alto Comissariado, durante uma reunião regular informativa da ONU em Genebra.

Essas mobilizações de tropas ocorreram "nas últimas semanas" em Kanpetlet e Hakha no estado de Chin, em Kani e Monywa na região de Sagaing e em Gangaw no estado de Magwe.

"Estamos particularmente preocupados com esses acontecimentos, especialmente pela intensificação dos ataques militares que estamos observando nessas regiões, incluindo assassinatos, invasões em aldeias e incêndios de casas", aparentemente para erradicar a resistência armada ou para castigar as cidades suspeitas de apoiá-la, destacou Shamdasani.

Ele afirmou que o Exército usou bombardeios aéreos e artilharia. Também fez referência à informação recebida sobre "detenções em massa, uso da tortura e execuções sumárias".

Os cortes de internet - que a junta no poder atribui à sabotagem das antenas repetidoras por parte dos opositores - impedem "milhões de pessoas de se comunicarem e terem acesso a informações essenciais", destacam as Nações Unidas.

O país do sudeste asiático está imerso no caos desde que o Exército derrubou o governo civil de Aung San Suu Kyi em fevereiro, desencadeando gigantes manifestações a favor da democracia, reprimidas com violência.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)