(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RABAT

Rei do Marrocos nomeia novo governo


07/10/2021 15:19

O rei do Marrocos Mohammed VI nomeou nesta quinta-feira (7) o novo governo, liderado pelo empresário Aziz Akhannouch, chefe do Agrupamento Nacional de Independentes (RNI), o partido liberal que venceu as eleições legislativas, informou a agência oficial MAP.

Essa equipe, formada por vários tecnocratas, mantém os titulares dos ministérios mais importantes.

O ministro das Relações Exteriores, Nasser Bourita, continua no cargo, em um contexto de tensões regionais, especialmente com a Argélia. E Abdelouafi Laftit conserva a pasta do Interior.

O novo gabinete de 24 ministros conta com sete mulheres.

Os três partidos que ficaram na liderança nas legislativas de 8 de setembro, o RNI, o Partido Autenticidade e Modernidade (PAM), também liberal, e o Partido de Istiqlal, de centro-direita, dividem as cadeiras.

O RNI conserva os ministérios estratégicos de Agricultura e Economia.

O partido de Aziz Akhannouch, considerado um homem de confiança do Palácio Real, foi bem nas legislativas, com 102 das 395 cadeiras, expulsando os islâmicos que estavam há uma década no poder.

O governo de Akhannouch terá que enfrentar as repercussões da crise sanitária provocada pela pandemia de covid-19: a economia se contraiu 7% em 2020 e o índice de desemprego subiu 11,9% esse ano, segundo dados oficiais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)