(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MANILA

Rival de Duterte e crítica da guerra às drogas anuncia candidatura à presidência das Filipinas


07/10/2021 06:14

A vice-presidente das Filipinas, Leni Robredo, arquirrival do presidente Rodrigo Duterte e crítica veemente da guerra violenta contra as drogas iniciada pelo atual chefe de Estado, anunciou nesta quinta-feira (7) que disputará a eleição presidencial, o que faz dela a principal candidata da oposição ao cargo.

Robredo era pressionada por simpatizantes e grupos de oposição para anunciar a candidatura na disputa presidencial de 2022, mas ela aparece atrás dos principais aspirantes nas pesquisas.

Analistas consideram que a ex-congressista de temperamento tranquilo pode enfrentar dificuldades na campanha.

"Eu vou lugar, nós vamos lutar", declarou Robredo, de 56 anos, ao confirmar a candidatura.

"Vamos derrotar o estilo arcaico e podre da política", acrescentou.

Nas Filipinas, os cargos de presidente e vice-presidente são eleitos de maneira separada.

Robredo renunciou a integrar o gabinete de Duterte menos de seis meses após assumir o cargo, depois que um conselheiro da presidência afirmou que ela não teria acesso às reuniões do governo.

Sua candidatura foi revelada depois que seu grande inimigo, Ferdinand Marcos, filho do ex-ditador do país com o mesmo nome, anunciou na terça-feira que disputaria a presidência.

Robredo derrotou Marcos por pequena margem na eleição para vice-presidente de 2016, um golpe para as aspirações do influente clã de reabilitar sua imagem.

Marcos é aliado de Duterte e defensor de sua questionada política antidrogas, apontada como responsável por milhares de mortes no país.

O país tem quase 40 candidatos para as eleições presidenciais de maio de 2022 e Ferdinand Marcos aparece em segundo lugar, atrás de Sara Duterte, filha do atual presidente, na pesquisa mais recente da Pulse Asia Research.

Robredo aparece em um distante sexto lugar, atrás do ex-boxeador Manny Pacquiao e do prefeito de Manila, Francisco Domagoso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)