(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ÎLE DE LA PALMA

Cinzas de vulcão provocam novo fechamento do aeroporto de La Palma


07/10/2021 07:28 - atualizado 07/10/2021 07:31

O aeroporto da ilha espanhola de La Palma fechou novamente na manhã desta quinta-feira (7), devido a uma nuvem de cinzas do vulcão que está em erupção há mais de duas semanas - informou à AFP a empresa que administra os aeroportos do país, AENA.

O aeroporto "está fora de operação no momento, pois é necessário fazer trabalhos de limpeza das pistas onde as cinzas se acumulam", afirmou a porta-voz da AENA.

O fechamento "pode ser rápido", acrescentou a mesma fonte.

Esta é a segunda vez que o aeroporto tem suas operações suspensas desde que o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção, em 19 de setembro, nesta ilha doa arquipélago das Canárias.

Nesta quinta, a companhia aérea Binter anunciou o cancelamento de seus voos com pouso e decolagem de La Palma.

"A paralisação vai continuar até que as condições melhorem e permitam voar com segurança", tuitou a empresa.

A concorrente Canaryfly fez um anúncio similar: "Suspendemos novamente, de maneira temporária, todos os voos com origem e destino a La Palma. A nova suspensão temporária afeta, no momento, apenas os voos de quinta-feira".

O aeroporto de La Palma já havia interrompido suas operações de 25 a 29 de setembro, também devido às cinzas.

A erupção do Cumbre Vieja provocou a retirada de mais de 6.000 pessoas e muitos danos a esta pequena ilha de 85.000 habitantes. Não há vítimas até o momento.

Mais de 1.000 imóveis foram destruídos pela lava, que atingiu mais de 400 hectares da ilha.

Cientistas alertam que o fenômeno pode durar semanas, ou mesmo meses.

Com temperatura acima dos 1.000ºC, a lava percorreu seis quilômetros. Destruiu tudo em seu caminho até chegar ao oceano, onde se solidificou em contato com a água e avançou mar adentro. Segundo os dados mais recentes do Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan), o choque da lava com o mar criou uma plataforma que se estende por 40 hectares de superfície.

Esta é a terceira erupção de um vulcão em La Palma no último século, após a do San Juan, em 1949, e a do Teneguía, em 1971. Ambas deixaram três mortos, dois deles por inalação de gases tóxicos. Estes dois eventos causaram menos danos do que no caso do Cumbre Vieja, porque a ilha era menos habitada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)