(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GENEBRA

OMS recomenda uso generalizado da primeira vacina contra a malária para crianças

A RTS,S é uma vacina que age contra o parasita (Plasmodium falciparum) transmitido pelo mosquito mais mortal do mundo e frequente na África


06/10/2021 14:29 - atualizado 06/10/2021 15:08

Mosquito da malária
Para a África, onde a malária mata mais de 260.000 crianças de menos de cinco anos todo ano, essa vacina é sinônimo de esperança (foto: Pixabay/Reprodução)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, nesta quarta-feira (6), a vacina contra a malária para crianças, a primeira contra essa doença transmitida por mosquitos que todo ano mata mais de 400.000 pessoas.

"É um momento histórico. A tão esperada vacina contra a malária para as crianças é um grande avanço para a ciência, a saúde infantil e o combate à malária", declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, citado em um comunicado.



"O uso desta vacina, além das ferramentas existentes para prevenir a malária, poderia salvar dezenas de milhares de vidas de menores todo ano", acrescentou.

A "RTS,S" é uma vacina que age contra o parasita (Plasmodium falciparum) transmitido pelo mosquito mais mortal do mundo e frequente na África.

Para a África, onde a malária mata mais de 260.000 crianças de menos de cinco anos todo ano, essa vacina é sinônimo de esperança, principalmente porque teme-se que esta doença, também conhecida como paludismo, se torne cada vez mais resistente aos tratamentos.

"Durante séculos, a malária assolou a África Subsaariana e causou imensos sofrimentos pessoais", declarou Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS para a África.

"Faz tempo que esperávamos uma vacina contra a malária eficaz e agora, pela primeira vez, temos uma recomendada para uso generalizado", acrescentou.

Desde 2019 um programa piloto foi implementado em três países da África Subsaariana, Gana, Quênia e Malawi, que introduziram a vacina em várias regiões onde foram administradas mais de dois milhões de doses.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)