(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RABAT

Encontradas no Marrocos as mais antigas ferramentas ósseas de confecção do mundo


23/09/2021 17:13

Uma equipe internacional de cientistas identificou as ferramentas ósseas para confeccionar roupas mais antigas já encontradas, que datam de 120 mil anos atrás, em uma caverna perto de Rabat, informou um arqueólogo marroquino que participou das escavações.

"É uma descoberta importante porque embora já tenham sido descobertas ferramentas de osso mais antigas no mundo, é a primeira vez que foram identificadas umas que serviram para confeccionar peças", explicou nesta quinta-feira (23) à AFP o arqueólogo Abdeljalil El Hajraoui.

Cerca de 60 ferramentas ósseas encontradas na Caverna dos Contrabandistas, perto da capital, Rabat, "foram moldadas intencionalmente para tarefas específicas que incluíam o trabalho com couro e peles", segundo um estudo publicado na semana passada na revista científica americana Iscience.

Esta descoberta pode contribuir para responder perguntas sobre a origem do comportamento moderno do Homo sapiens, reforça o arqueólogo.

"A costura é um comportamento que se perpetuou desde esses tempos. Além disso, as ferramentas descobertas na caverna foram usadas durante 30.000 anos, o que provaria o surgimento da memória coletiva", afirma o especialista do Instituto Marroquino de Ciências da Arqueologia e do Patrimônio (INSAP).

"Dado o nível de especialização das ferramentas da Caverna dos Contrabandistas, é possível que se encontrem exemplares anteriores no local", destaca o texto.

Na caverna também foram descobertos refúgios escavados na terra, construídos ou ao ar livre, para os hominídeos se protegerem dos fenômenos naturais, assim como adornos (conchas perfuradas).

Por outro lado, a cerca de 400 km da Caverna dos Contrabandistas, pesquisadores marroquinos, americanos e franceses desenterraram cerca de 30 conchas moldadas a partir de caracóis marinhos em uma camada que data de 142.000 a 150.000 anos atrás na Caverna de Bizmoune, perto de Essaouira (sudeste), segundo um comunicado do ministério da Cultura do Marrocos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)