(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DOHA

Catar pede que talibãs se comprometam a combater o terrorismo


31/08/2021 16:24

O Catar pediu nesta terça-feira (31) aos talibãs que se comprometam a combater o "terrorismo" e a formar um governo "inclusivo" após a retirada dos Estados Unidos do Afeganistão.

"Destacamos a importância da cooperação para lutar contra o terrorismo (...) e ressaltamos a importância da cooperação dos talibãs neste âmbito", disse em Doha o ministro das Relações Exteriores do Catar, Xeque Mohammed bin Abdelrahman Al-Thani, durante coletiva de imprensa conjunta com seu colega alemão, Heiko Maas.

O Catar desempenhou o papel de mediador no processo de paz entre o governo afegão e os talibãs antes da tomada de o Talibã retomar o poder no Afeganistão.

"Durante nossas discussões com os talibãs, não houve resposta nem positiva, nem negativa", disse Al-Thani, assegurando que o Catar continuará abrindo canais de comunicação.

O ministro Maas disse, por sua vez, que "não há alternativa" às discussões com os talibãs. "Acredito pessoalmente que não há absolutamente nenhuma alternativa às discussões com os talibãs".

"Não nos referimos ao reconhecimento formal [do novo regime afegão], mas queremos, sim, solucionar os problemas existentes", acrescentou.

Os talibãs comemoraram nesta terça sua vitória no Afeganistão, após a retirada à noite dos últimos soldados americanos, pondo fim a 20 anos de uma guerra devastadora e abrindo um novo capítulo repleto de incertezas para o país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)