(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRAGÉDIA

Repórter do EM relata miséria em primeiro terremoto do Haiti, em 2010

No Haiti, país mais miserável das Américas, pessoas dormiam em barracas por temer desabamentos e comiam biscoitos com lama e manteiga para saciar a fome


14/08/2021 19:10 - atualizado 14/08/2021 19:14

Atingidos pelo terremoto de 2010 dormiam em barracas pelas ruas por medo de desabamentos
Atingidos pelo terremoto de 2010 dormiam em barracas pelas ruas por medo de desabamentos (foto: Mateus Parreiras/EM/D.A.Press)
Pisar em Porto Príncipe, na capital do Haiti, o país mais miserável das Américas é aterrador até para o brasileiro mais acostumado a cobrir as misérias da amazônia aos pampas. O que consideramos barraco é de longe moradia rica para aquele povo, tamanha a sua precariedade. Após o terremoto que matou cerca de 200 mil pessoas e arrasou todas as infraestruturas fazendo desabar inclusive o palácio presidencial, o país inteiro ficou sob ruínas.

Fiz a cobertura naquele ano a partir da Base Brasileira (Brabat), com a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já que nosso país tinha o mandato de segurança da ONU para a pacificação haitiana desde 2008, sob a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH).

Ao todo, 37.449 militares brasileiros participaram da operação – que durou 13 anos e 137 dias. Impressionava como eram precários e depois ainda mais destruídos os sitemas sanitários da capital, com os esgotos a céu aberto jorrando como chafarizes. Tudo isso depois se degradou ainda mais com os desabamentos trazidos pelo tremor de terra.

 

 

Leia também: Terremoto de magnitude 7,2 deixa pelo menos 227 mortos no Haiti 



O mesmo lugar de se fazer as necessidades era onde os haitianos se abasteciam
O mesmo lugar de se fazer as necessidades era onde os haitianos se abasteciam (foto: Mateus Parreiras/EM/D.A.Press)
O primeiro país das Américas a se tornar independente de sua metrópole (a França) estava tão arruinado que as pessoas urinavam sobre valas onde metros mais adiante a mesma água era usada para banho e cozinhar.

Um desespero que nos fazia, de dentro de coletes balísticos dos fuzileiros navais brasileiros, repartir chocolates, chicletes ou qualquer outra coisa mastigável. A miséria era tanta que cheguei a ver crianças misturando lama com manteiga para fazer biscoitos e comer.

Na fome, até biscoitos de lama com manteiga eram consumidos
Na fome, até biscoitos de lama com manteiga eram consumidos (foto: Mateus Parreiras/EM/D.A.Press)
Com o terremoto, muitos dos brasileiros que trabalhavam nas obras de infraestrutura se feriram ou perderam a vida, mas ainda assim éramos muito bem-vindos naquele país, que só conheceu quem lhes tirasse e nunca lhes estendesse a mão.

A palavra que mais se ouvia entre os nativos após gestos que dedilhavam suas bocas era "manger" (comida, em francês, a segunda língua local, após o creole). Ninguém dormia mais em casa por medo de ser soterrado, espalhando um aglomerado de barracas brancas da ONU por todas as ruas. E esse medo perdurou até a minha partida. Até bandeiras nacionais e dos Estados Unidos eram usadas para fazer esses abrigos.

Repórter Mateus Parreiras durante a cobertura do terremoto de 2010
Repórter Mateus Parreiras durante a cobertura do terremoto de 2010 (foto: Mateus Parreiras/EM/D.A.Press)
O Haiti é tão pobre, que mesmo sendo tropical, essas pessoas morriam de frio. O motivo: praticamente todas as árvores da ilha foram destruídas na colonização e anos posteriores, fazendo daquele um país que sequer lenha tinha. Muita tristeza imaginar aquele esforço que o Brasil fez e saber que novamente os haitianos passam por tamanha tragédia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)