(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MANÁGUA

Mais um opositor é preso na Nicarágua


27/07/2021 16:45

A polícia nicaraguense prendeu o cientista político José Peraza na noite de segunda-feira (26) pelo suposto crime de "minar a independência e a soberania", informou a força, aumentando para 29 os opositores presos no contexto das eleições de novembro.

Peraza "está sendo investigado por cometer atos que minam a independência e a soberania", segundo o comunicado da polícia.

O cientista político é membro do conselho opositor Unidade Azul e Branca (UNAB), formada por organizações da sociedade civil que promoveram os protestos antigovernamentais de 2018, que resultaram em 328 mortes, segundo organizações de direitos humanos.

Quase três meses antes das eleições, o governo de Daniel Ortega tem 29 oponentes presos, incluindo sete candidatos à presidência: Cristiana Chamorro, Arturo Cruz, Félix Maradiaga, Juan Sebastián Chamorro, Miguel Mora, Medardo Mairena e Noel Vidaurre.

A UNAB denunciou em um comunicado que nove dos presos compõem sua diretoria, entre eles Maradiaga, que, como outros presos, não teve acesso a familiares ou advogados.

As organizações de direitos humanos contabilizam mais de 140 pessoas privadas de liberdade por serem críticas ao governo.

As leis da Nicarágua proíbem as pessoas que estão sob investigação ou privadas de liberdade de concorrerem a um cargo eletivo.

Ortega, de 75 anos, ainda não anunciou oficialmente se buscará a reeleição nas eleições gerais de 7 de novembro, embora seus aliados suponham que ele será o candidato da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN).

O presidente governou o país entre 1979-1990, quando perdeu as eleições para a ex-presidente Violeta de Chamorro e voltou ao poder em 2007, onde permanece desde então após duas reeleições sucessivas, nas quais a oposição denunciou fraude.

Ortega afirma que os detidos não são candidatos, mas "criminosos" que se organizaram com financiamento dos EUA para uma tentativa de golpe.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)