(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CIDADE DO VATICANO

Vaticano revela suas proriedades antes de julgamento sobre investimento em Londres


24/07/2021 15:11

O Vaticano publicou neste sábado (24) pela primeira vez o orçamento anual de um departamento chave que administra suas propriedades e investimentos, dias antes do início de um julgamento sobre um polêmico investimento em Londres.

De acordo com o orçamento do ano passado, a Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (APSA) possui 4.051 imóveis na Itália, além de 1.120 em Londres, Paris, Genebra e Lausanne.

Um dos edifícios em Londres, que gerou perdas significativas após ser comprado pela Secretaria de Estado de forma obscura para convertê-lo em apartamentos de luxo, está no centro do julgamento que terá início na terça-feira.

O secretário de Economia do Vaticano, Juan Antonio Guerrero, anunciou neste sábado que estão sendo feitos grandes esforços em termos de transparência em suas finanças, medida que faz parte do combate à corrupção promovido pelo papa Francisco.

"Viemos de uma cultura de sigilo, mas aprendemos que, em questões econômicas, a transparência nos protege mais do que o sigilo", disse Guerrero após a publicação do orçamento.

No julgamento, será decidido se o investimento em Londres teve uma gestão corrupta por altos funcionários do Vaticano.

Guerrero defendeu que as medidas aplicadas nos últimos anos "vão dificultar que isso volte a acontecer".

Segundo o orçamento publicado, 14% das propriedades da APSA estão alugadas e o dinheiro arrecadado vai para fundos de caridade e o trabalho do Vaticano. Os 86% restantes são usados pelos escritórios do Vaticano ou para abrigar cardeais e funcionários da Santa Sé.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)