(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Rússia e EUA têm "interesses comuns" em relação às mudanças climáticas, diz Putin


14/07/2021 21:04

A Rússia e os Estados Unidos têm "interesses comuns" em relação às mudanças climáticas, disse o presidente russo, Vladimir Putin, ao enviado especial de Washington, John Kerry, que está visitando Moscou, informou o Kremlin nesta quarta-feira (14).

"O problema do clima é um dos setores nos quais Rússia e Estados Unidos têm interesses comuns e pontos de vista semelhantes", disse Putin em uma conversa por telefone com Kerry, que visita Moscou, segundo um comunicado.

Segundo o Kremlin, Putin "atribui grande importância" ao cumprimento dos objetivos do acordo climático de Paris e também é a favor de "um diálogo despolitizado" sobre esta questão.

Kerry pediu mais cooperação com Moscou em questões climáticas durante uma reunião na segunda-feira com o chefe da diplomacia russa, Sergey Lavrov.

O enviado a Washington citou o papel da Rússia no combate às mudanças climáticas no Conselho Ártico e seus esforços para reduzir as emissões do uso do carvão, de acordo com um comunicado do Departamento de Estado.

Os comentários dos dois lados apontam para uma área incomum de cooperação entre os dois países, depois que Putin encontrou seu homólogo americano Joe Biden em Genebra, em junho.

A Rússia, um dos maiores produtores mundiais de petróleo e gás, assumiu compromissos nos últimos anos que sugerem que está levando a mudança climática a sério, coincidindo com um aumento nos incêndios florestais a cada verão na Sibéria e o derretimento do permafrost que colocam em risco várias cidades do Ártico.

Moscou saudou a visita de Kerry, chamando-a de um passo positivo para melhorar as relações bilaterais.

Durante anos, Putin ficou conhecido por seu ceticismo sobre o aquecimento global e chegou a dizer que essa tendência beneficia a Rússia.

Mas a postura do Kremlin mudou nos últimos meses, e o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, disse nesta quarta-feira que a mudança climática e a descarbonização são "prioridade da agenda do governante".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)