(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

Kaseya, um ciberataque colossal através de software de gestão


05/07/2021 11:53

Muitas empresas no mundo são vítimas de um ataque cibernético de extorsão por meio de uma quebra de segurança em um software de gerenciamento amplamente utilizado da empresa americana Kaseya. A seguir alguns detalhes do ataque reivindicado pelo grupo de hackers REvil.

O que é a Kaseya, ponto de acesso do ataque?

Com sede em Miami, a Kaseya vende ferramentas de TI para empresas, incluindo o programa "VSA", voltado para o gerenciamento de redes de servidores, computadores e impressoras de uma única fonte.

Afirma ter 40.000 clientes em mais de 20 países e em setores tão diversos como manufatura, saúde, educação, mídia ou finanças.

Com foco em empresas de médio porte, a Kaseya propõe a seus clientes o controle, gerenciamento e proteção centralizada de todo o seu sistema de TI.

"Nossa missão é simplificar o gerenciamento de TI", afirma em seu site.

Quantas empresas afetadas?

A extensão dos danos ainda é desconhecida, mas o número de vítimas pode ser significativo.

De acordo com a empresa de segurança cibernética Eset, o ataque afetou empresas de pelo menos 17 países.

Outra empresa de segurança cibernética, a Huntress Labs, calculou no sábado que mais de 1.000 empresas foram atacadas.

O grupo que executou a ação, REvil, afirma ter comprometido um milhão de computadores em uma reivindicação publicada em um blog.

"Estamos enfrentando um fenômeno sistêmico que todos tememos", disse à AFP Loic Guezo, secretário-geral da Clusif, uma associação francesa de especialistas em segurança cibernética.

"Verificamos, por exemplo, que o ataque atingiu uma rede de supermercados na Suécia (Coop Suécia), muito longe do ponto inicial de invasão dos piratas", a empresa Kaseya.

A maioria das 800 lojas da Coop Suécia ainda estava fechada nesta segunda-feira devido ao ataque cibernético, de acordo com esta grande rede de distribuição.

O que é um 'ransomware'?

O ataque de chantagem ou 'ransomware' (abreviação de resgate e programa em inglês) é um tipo de sequestro digital: um programa malicioso entra furtivamente em um sistema de computador para criptografar todos os seus dados e arquivos.

Para obter a chave para descriptografá-lo, o proprietário deve pagar um resgate que normalmente é feito em bitcoins, uma criptomoeda que permite que os hackers permaneçam indetectáveis e anônimos.

Os Estados Unidos têm sido alvo de ataques espetaculares desse tipo contra grandes empresas como a gigante da carne JBS, a operadora de oleodutos Colonial Pipeline ou também contra hospitais.

Pelo menos US$ 18 bilhões foram pagos em resgates a hackers em 2020, de acordo com a empresa de segurança Emsisoft. Muitos especialistas suspeitam que os hackers chantagistas estão na Rússia e têm alguma proteção do governo, que nega qualquer envolvimento.

A questão adquire tamanha magnitude que foi um dos pontos levantados pelo presidente dos EUA, Joe Biden, durante a cúpula com o russo Vladimir Putin, em meados de junho.

O que é o grupo REvil?

O ataque foi atribuído a um grupo de piratas de língua russa conhecido como REvil ou Sodinokibi.

Um relatório recente da IBM Security X-Force considerou o Sodinokibi como o grupo cibercriminoso mais temido em termos de 'ransomware', sendo responsável por 29% desses tipos de ataques em 2020.

Os autores deste relatório calculam que os hackers do REvil obtiveram US$ 123 milhões em lucros em 2020.

O REvil cria programas de computador que permitem atacar empresas e indivíduos e os compartilha com seus afiliados, que lançam o programa eles próprios e depois dividem o resgate.

Em 2021, a autoridade francesa de segurança de computadores (Anssi) explicou que o programa de Sodinokibi estava disponível em fóruns criminais russófonos para criminosos de elite.

"Sodinokibi decidiu limitar significativamente o número de afiliados, impor um alto nível de atividade e banir todos os afiliados que falam inglês", explicou este órgão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)