(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

EUA dialoga com Taiwan sobre comércio, apesar das advertências da China


10/06/2021 11:22

A representante comercial dos Estados Unidos teve uma reunião virtual nesta quinta-feira (10) com um ministro de Taiwan para discutir as relações comerciais entre Washington e Taipei, desafiando as advertências da China.

A funcionária, Katherine Tai, destacou ao ministro do Taiwan sem pasta John Deng "a importância da relação comercial e de investimentos entre os Estados Unidos e Taiwan", segundo um comunicado de seu gabinete.

Ambos se comprometeram a reativar a instância encarregada do diálogo comercial bilateral, estagnada desde 2016.

O encontro ocorre depois que o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, disse na segunda-feira que os Estados Unidos iriam establecer "discussões com Taiwan em breve" sobre "algum tipo de acordo" em matéria comercial.

Isso provocou a ira da China, que considera Taiwan uma província rebelde e ameaça usar a força em caso de uma proclamação formal de independência ou uma intervenção externa.

O porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, pediu a Washington para "encerrar qualquer forma de discussões oficiais com Taiwan".

Os Estados Unidos devem "tratar o assunto de Taiwan com cautela e se absterem de enviar sinais errados às forças separatistas" da ilha, acrescentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)