(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em escalada de conflitos, Israel prepara ataques terrestres em Gaza

Ainda não há informações se uma possível ofensiva israelense visa destruir as bases de lançamento de foguetes ou também pretende matar líderes do Hamas, o grupo que controla Gaza.


13/05/2021 21:24 - atualizado 13/05/2021 21:57

Israel enviou tropas terrestres para a fronteira com Gaza na quinta-feira e iniciou ataques terrestres no dia seguinte(foto: Getty Images)
Israel enviou tropas terrestres para a fronteira com Gaza na quinta-feira e iniciou ataques terrestres no dia seguinte (foto: Getty Images)
O exército israelense deslocou equipess terrestre para Gaza na manhã desta sexta-feira (14), horário local e noite no Brasil. Inicialmente, as próprias Forças de Defesa de Israel disseram ter iniciados ataques, mas a informação não se confirmou.

 

A possível nova ofensiva demonstra uma escalada da violência entre israelenses e palestinos, que há dias disparam foguetes entre si.

 

Ainda não há informações se essa possível ofensiva terrestre israelense tem o objetivo de destruir as bases de lançamento de foguetes palestinas ou também pretende matar líderes do Hamas, o grupo que controla Gaza. Uma invasão semelhante em 2014 terminou com mais de 2 mil palestinos mortos.

 

"Eu disse que cobraríamos um preço muito alto do Hamas e do resto das organizações terroristas", disse o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em um comunicado divulgado logo após o início da ofensiva.

 

"Estamos fazendo e continuaremos com muita força. A última palavra não foi dita e esta operação continuará pelo tempo que for necessário para restaurar a paz e a segurança ao Estado de Israel".

 

IDF air and ground troops are currently attacking in the Gaza Strip.

 

— Israel Defense Forces (@IDF) May 13, 2021


 

Jerusalém tem sido palco de semanas de agitação e violência em um nível não visto havia anos. A nova escalada de tensões entre palestinos e forças de segurança israelenses deixou dezenas de mortos e centenas de feridos.

 

Na noite de terça (11/5, no horário local), o grupo islâmico Hamas disse ter disparado mais de 130 foguetes em direção à cidade israelense de Tel Aviv, em reação a um ataque aéreo perpetrado por Israel que, segundo as autoridades locais, destruiu uma torre residencial palestina. O edifício de 13 andares tinha acabado de ser evacuado quando foi atingido.

 

Desde segunda-feira (10/5), os militantes já haviam disparado mais de 400 foguetes contra Israel, matando dois israelenses. Na noite desta terça, o jornal Haaretz afirmou que um terceiro israelense foi morto pelos ataques palestinos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)