(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PUNIÇÃO

Itália multa Google em 102 milhões de euros por abuso de posição dominante

Punição foi motivada pela recusa da empresa a aceitar no Google Play uma aplicativo que permita localizar terminais de recarga para carros elétricos


13/05/2021 06:07 - atualizado 13/05/2021 08:57

(foto: AFP / DENIS CHARLET)
(foto: AFP / DENIS CHARLET)
A agência reguladora da concorrência na Itália anunciou nesta quinta-feira (13/5) uma multa de mais de 100 milhões de euros contra o Google por abuso de posição dominante.

A multa, de 102,084 milhões de euros (123,5 milhões de dólares), foi motivada pela recusa da empresa a aceitar em sua plataforma Google Play uma aplicativo que permita localizar terminais de recarga para os carros elétricos, afirmou a agência italiana em um comunicado.

"Com o sistema operacional Android e a loja de aplicativos Google Play, Google tem uma posição dominante (...) É necessário recordar que na Itália quase 75% dos smartphones utilizam Android", completou a autoridade antimonopólio.

Uma investigação da agência reguladora italiana aponta que o Google não autorizou o uso do app JuicePass, desenvolvido pelo grupo de energia italiano Enel, em seu sistema Android Auto.

"O JuicePass oferece uma ampla gama de serviços para a recarga de veículos elétricos, que vão da busca de uma estação de recarga até a gestão do processo de recarga e a reserva de uma estação", afirmou o organismo italiano.

O aplicativo faz concorrência com o da gigante americana, Google Maps, que, no entanto, atualmente permite apenas procurar estações de recarga para veículos elétricos.

"Google, ao negar a Enel X Itália (...) a disponibilidade do JuicePass no Android Auto, limitou injustamente as possibilidades dos usuários do aplicativo da Enel", afirmou a agência, que iniciou a investigação em maio de 2019.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)