(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Indonésia: equipes encontram objeto que pode ser de submarino desaparecido

Submarino sumiu dos radares na quarta-feira (21/4), durante um exercício militar


23/04/2021 10:18 - atualizado 23/04/2021 10:57

(foto: AFP)
(foto: AFP)
Aviões de resgate e navios que vasculham o mar ao norte de Bali podem ter encontrado, nesta sexta-feira (23/4), sinais do submarino indonésio desaparecido com 53 tripulantes a bordo. As buscas pela embarcação atingiram uma fase crítica, devido ao fornecimento limitado de oxigênio a bordo, que segundo autoridades locais deve durar apenas até este sábado (24/4).

Embora nada conclusivo tenha sido encontrado, Yudo Margono, chefe do Estado-Maior da Marinha, disse que um item com "alta força magnética" a uma profundidade de 50 a 100 metros foi localizado. Não ficou claro se o objeto estava suspenso ou no fundo do mar. Uma busca aérea também detectou um vazamento de óleo próximo ao local de mergulho do submarino, que, segundo a Marinha, pode indicar danos à embarcação ou ser um sinal da tripulação.

O submarino movido a diesel pode suportar uma profundidade de até 500 metros - além disso o mergulho pode ser fatal, segundo explicou um porta-voz da Marinha. O Mar de Bali, onde o contato com o KRI Nanggala-402 foi perdido, na quarta-feira (21/4), durante um exercício militar, pode atingir profundidades de mais de 1.500 metros.

A embarcação de 1.395 toneladas foi construída na Alemanha em 1977 e juntou-se à frota indonésia em 1981, de acordo com o Ministério da Defesa. O equipamento passou por uma reforma de dois anos na Coreia do Sul, concluída em 2012.

A Marinha avalia que pode ter ocorrido um "apagão" durante o mergulho estático, causando uma perda de controle e impedindo a realização de procedimentos de emergência. "A principal prioridade é a segurança dos 53 tripulantes", disse o presidente Joko Widodo, na noite de quinta-feira, pedindo um esforço total para encontrar a embarcação.

Oxigênio

Em uma luta contra o tempo, os navios da Marinha indonésia tentam localizar um submarino. Se ainda estiverem vivos, os 53 tripulantes podem ficar sem as reservas de oxigênio neste sábado. "As reservas de oxigênio do submarino durante uma queda de energia são de 72 horas", informou à imprensa o comandante Yudo Margono. Assim, estas reservas poderão esgotar-se no "sábado às 3 horas. "Espero que os encontremos antes", declarou.

Ajuda internacional

Vários países responderam aos pedidos de assistência da Indonésia, com a Austrália, Malásia, Índia, Cingapura e os Estados Unidos enviando navios ou aeronaves especializadas. O Departamento de Defesa dos EUA está enviando "recursos aerotransportados" para ajudar nas buscas, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby, no Twitter.

Enquanto isso, dois navios australianos se dirigiam para a área de busca, incluindo um navio de apoio e uma fragata com capacidade de sonar, disse o Departamento de Defesa, em um comunicado.

A Indonésia tem procurado modernizar suas capacidades de defesa, mas alguns de seus equipamentos são antigos e ocorreram acidentes fatais nos últimos anos. (Com agências internacionais).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)