(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LONDRES

Cão das forças especiais francesas é condecorado com medalha internacional


22/04/2021 21:41

Um cão das forças especiais francesas chamado Leuk foi condecorado postumamente com o máximo reconhecimento de uma organização britânica por sua valentia por ter salvo vidas encurralando insurgentes durante uma operação antiterrorista no Mali.

O pastor malinês de cinco anos apelidado de "Leuk, o sortudo", que serviu no prestigioso comando Kieffer da Marinha Francesa, foi morto em maio de 2019 por um insurgente no Mali, onde "suas ações sem dúvida salvaram a vida de sua unidade em múltiplas ocasiões", afirmou Jan McLoughlin, diretor da associação veterinária britânica PDSA, que a cada ano homenageia um animal por sua coragem.

Leuk é o primeiro cão das Forças Armadas francesas a receber este prêmio, a medalha Dickin, considerada o equivalente para os animais da Cruz da Vitória, a mais alta condecoração militar dos exércitos britânico e da Commonwealth.

Nascido em 2013, após dois anos de treinamento, Leuk começou a ser usado para detectar explosivos.

Mas ele se destacou especialmente durante uma missão no Mali, em abril de 2019.

Em uma área de densa vegetação, quando todas as outras opções se esgotaram, Leuk foi usado para expulsar dois insurgentes entrincheirados com armas automáticas.

"Ele correu por entre as chamas e as balas, atacando sem descanso durante sete minutos, permitindo que sua equipe se aproximasse e neutralizasse a ameaça com segurança", segundo a associação. Também criou uma distração ao atacar um insurgente.

Leuk foi morto em combate um mês depois, pelas mãos de um extremista.

Seus restos mortais foram repatriados cobertos com a bandeira francesa e recebidos por uma guarda de honra.

Criada pela fundadora do PDSA, Maria Dickin, em 1943, a medalha Dickin reconhece animais que exibem extraordinária bravura e devoção durante um conflito militar.

Twitter


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)