(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Cúpula do Clima: Bolsonaro pede ajuda financeira à comunidade internacional

'É fundamental contar com ajuda e a contribuição de países, empresas e entidades, de maneira imediata, real e construtiva', disse Bolsonaro


22/04/2021 11:44 - atualizado 22/04/2021 15:02

Durante Conferência de Líderes sobre o Clima, Bolsonaro cobrou 'a justa remuneração pelos serviços ambientais prestados pelos biomas brasileiros ao planeta'(foto: Reprodução)
Durante Conferência de Líderes sobre o Clima, Bolsonaro cobrou 'a justa remuneração pelos serviços ambientais prestados pelos biomas brasileiros ao planeta' (foto: Reprodução)
O presidente Jair Bolsonaro voltou a pedir nesta quinta-feira (22) a ajuda de recursos internacionais para a preservação ambiental no Brasil. Nesta manhã, durante Conferência de Líderes sobre o Clima, convocada pelo presidente americano Joe Biden, Bolsonaro cobrou "a justa remuneração pelos serviços ambientais prestados pelos biomas brasileiros ao planeta" e disse que, "neste ano, a comunidade internacional terá oportunidade singular de cooperar com a construção de futuro comum".

De acordo com o mandatário brasileiro, diante da magnitude do obstáculos enfrentados para a preservação do meio ambiente e da região Amazônica, repleta de desigualdades sociais, o que inclui a necessidade de recursos financeiros, "é fundamental contar com ajuda e a contribuição de países, empresas e entidades, de maneira imediata, real e construtiva."

 

 

Conforme mostrou o Estadão/Broadcast, os R$ 2,9 bilhões que foram doados pela Noruega e Alemanha, no âmbito do programa Fundo Amazônia, estão a dois anos parados em uma conta bancária do governo federal sem serem aplicados. O montante, entretanto, não foi embaraço para que o governo brasileiro pedisse mais recursos à comunidade internacional.

 

 

(foto: Arte: Soraia Piva/EM/D.A Press)
(foto: Arte: Soraia Piva/EM/D.A Press)
 



Segundo discurso de Bolsonaro, "os mercados de carbono são cruciais como fonte de recursos e investimentos para impulsionar a ação climática tanto na área florestal quanto em outros relevantes setores da economia, como indústria, geração de energia e manejo de resíduos".



"Estamos abertos à cooperação internacional", reiterou o presidente brasileiro. "O direito ao desenvolvimento deve ser exercido de tal forma que haja resposta, equitativamente e de forma sustentável, às necessidades ambientais e de desenvolvimento das gerações presentes e futuras. Com esse espírito de responsabilidade coletiva e destino comum, convido-os novamente a apoiar-nos nesta missão. Contem com o Brasil", declarou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)