(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MADRI

Espanha retomará na quarta-feira vacinação anticovid com AstraZeneca


18/03/2021 17:37 - atualizado 18/03/2021 17:57

A Espanha vai retomar na próxima quarta-feira a vacinação contra a covid-19 com o imunizante da AstraZeneca, anunciou a ministra da Saúde nesta quinta (18), horas depois de o órgão regulador europeu de medicamentos afirmar que a vacina é "segura e eficaz".

"Reiniciamos a vacinação com a AstraZeneca na semana que vem, concretamente na quarta-feira", disse em coletiva de imprensa a ministra Carolina Darias, três dias depois de a Espanha suspender a aplicação desta vacina temendo sua vinculação com eventos trombóticos.


Madri voltou a autorizar a aplicação do imunizante após o anúncio da Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Outros países vizinhos, como Itália, França e Alemanha tomaram a mesma decisão, embora estes três tenham anunciado que retomarão a aplicação da vacina na sexta-feira.

No caso da Espanha, segundo a ministra Darias, se analisará até a quarta-feira da semana que vem quais grupos receberão esta vacina, da qual já tinham sido administradas mais de 975.000 doses antes da suspensão preventiva no começo da semana.

A suspensão preventiva foi motivada em vários países pelo aparecimento de casos de trombose em algumas pessoas que tomaram o imunizante. Na Espanha, uma mulher morreu em decorrência de hemorragia após recebê-lo em um caso que continua sendo investigado.

As autoridades sanitárias espanholas explicaram que devido a estes casos, será adicionada uma advertência na ficha técnica da vacina e enfatizaram que "os benefícios compensam amplamente os riscos" do produto da AstraZeneca.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)