(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TOBRUK

Chefe do governo de transição na Líbia presta juramento ao cargo


15/03/2021 10:56

O primeiro-ministro da Líbia, Abdelhamid Dbeibah, que deve liderar a transição até as eleições previstas para dezembro, prestou juramento ao seu cargo nesta segunda-feira (15), um mês após sua designação em meio a um processo político mediado pela ONU.

Dbeibah e seus ministros juraram "preservar a unidade, a segurança e a integridade" da Líbia, país que vive no caos há uma década, durante uma cerimônia na sede provisória do Parlamento instalada em 2014 em Tobruk, a 1.300 km ao leste de Tripoli.

Após anos de estagnação em um país dividido em dois lados - um ao leste, outro no oeste -, Dbeibah, um bilionário de 61 anos, foi nomeado primeiro-ministro interino em 5 de fevereiro por 75 autoridades líbias reunidas em Genebra, sob a mediação da ONU, assim como um Conselho Presidencial de três membros.

Seu governo de unidade nacional obteve na quarta-feira um voto de confiança "histórico" dos deputados.

Desse modo, este Executivo substitui o Governo de União Nacional (GNA) de Fayez Al Sarraj, instalado em 2016 no oeste do país e reconhecido pela ONU, e o gabinete paralelo de Abdallah Al-Theni - não reconhecido pela comunidade internacional -, no leste, uma região controlada de fato pelas forças do marechal Khalifa Haftar.

O novo Executivo terá que unificar as instituições e garantir a transição até as eleições de 24 de dezembro, data em que sua missão terminará.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)