(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DENÚNCIA

Vacinas: chanceler austríaco denuncia 'contratos secretos' de países da UE

Sebastian Kurz não citou nomes, mas criticou uma distribuição desigual de vacinas contra a COVID-19 entre países


12/03/2021 09:52 - atualizado 12/03/2021 10:04

(foto: APA / ROLAND SCHLAGER)
(foto: APA / ROLAND SCHLAGER)
O chanceler austríaco Sebastian Kurz acusou, nesta sexta-feira (12/03), alguns Estados membros da União Europeia (UE), sem citar nomes, de terem fechado "contratos" com laboratórios farmacêuticos e criticou uma distribuição desigual de vacinas anticovid entre países.

"Há indícios que apontam para um mercado, onde acordos adicionais entre os Estados membros e empresas farmacêuticas foram fechados", afirmou Sebastian Kurz, que disse ter compartilhado informações com os governantes da Bélgica, Grécia, Polônia, Eslovênia e República Tcheca.

"Muitos não acreditaram porque isto contradiz claramente o objetivo político da UE de uma distribuição equitativa, destacou o chanceler.

"Temos que encontrar quem assinou os contratos", completou Kurz, ao destacar que eram "secretos" e que ele não pôde consultá-los.

Kurz afirmou que Malta receberá "até três vezes mais doses por habitante que a Bulgária" até o verão. A Holanda também será beneficiada, com "duas vezes mais doses que a Croácia até o fim de junho". A Áustria está dentro da média europeia, segundo o chanceler.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)