(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Indianos dizem que Brasil se precipita ao enviar avião para buscar vacinas

Jornal cita fontes do governo indiano para dizer que os suprimentos contratados seriam fornecidos, embora um prazo não tenha sido finalizado


14/01/2021 23:04

O Brasil enviará nesta sexta-feira (15/1) um Airbus A330 para buscar 2 milhões de doses (foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF)
O Brasil enviará nesta sexta-feira (15/1) um Airbus A330 para buscar 2 milhões de doses (foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF)
O jornal indiano Hindustan Times afirmou, nesta quinta-feira (14/1), que o Brasil se precipita em enviar um avião para buscar vacinas no país, já que as decisões sobre a exportação dos produtos ainda não foram tomadas. 
 
O jornal cita fontes anônimas do governo indiano para dizer que os suprimentos contratados por países estrangeiros, incluindo o Brasil, seriam fornecidos pela Índia no devido tempo, embora um prazo para isso ainda não tenha sido finalizado. 
 
Mais cedo, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava, disse que "é muito cedo para dar uma resposta sobre a exportação de vacinas". Sem citar o acordo com o Brasil, o porta-voz disse que os prazos de resposta para o fornecimento para os países que solicitarem imunizantes ainda estão sendo avaliados. 
 
"Como você sabe, o processo de vacinação está apenas no começo na Índia. É muito cedo para dar uma resposta específica sobre o fornecimento a outros países, porque ainda estamos avaliando os prazos de produção e de entrega. Isso pode levar tempo", afirmou. 
 
O Brasil enviará nesta sexta-feira (15/1) um Airbus A330 para buscar 2 milhões de doses da vacina de Oxford/ AstraZeneca produzidas pelo laboratório indiano Serum. 
 
A previsão é que os imunizantes cheguem ao Brasil no domingo, mesmo dia em que sairá a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o uso emergencial da vacina. O voo deveria ter ocorrido nesta quinta-feira (15/1), mas foi adiado. 
 
A Azul afirmou que o adiamento do voo ocorreu devido a questões de logística no preparo da carga. 
Procurado, o Ministério da Saúde ainda não se pronunciou até a última atualização desta reportagem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)