(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESTADOS UNIDOS

Impeachment de Donald Trump é aprovado na Câmara dos Estados Unidos

Os congressistas começaram a analisar nesta quarta o segundo processo de impeachment contra o presidente norte-americano


13/01/2021 17:57 - atualizado 13/01/2021 18:44

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, encara seu segundo processo de impeachment, depois de perder a eleição para Biden(foto: AFP/REPRODUÇÃO)
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, encara seu segundo processo de impeachment, depois de perder a eleição para Biden (foto: AFP/REPRODUÇÃO)
O processo de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi aceito na Câmara americana nesta quarta-feira (13/01). Com 231 a 192 votos, agora o pedido segue para o Senado.
 
Trump se tornou o primeiro presidente norte-americano da história a sofrer dois impeachments – o primero foi em dezembro de 2019, e não passou pelo Senado. Desta vez, ele é acusado de incitar a violência (incitação à insurreição) que resultou na invasão do Capitólio na semana passada. 
 
Nos Estados Unidos, a aprovação do impeachment já é o indiciamento. Ou seja, o presidente já é considerado impichado. O processo segue para o Senado, para o afastamento do presidente.

Entenda quais são os próximos passos do impeachment de Trump
 
Diferentemente do Brasil, a remoção definitiva só ocorre caso o processo seja aprovado também pelo Senado.
 
Da primeira vez, nenhum republicano votou a favor do impeachment do presidente. Agora, 10 votaram pela decisão. 
 

Primeiro Impeachment

 
Em dezembro de 2019, Donald Trump teve seu primeiro impeachment aprovado pela Câmara norte-americana por obstrução do Congresso (229 votos a 198) e abuso de poder (230 votos a 197), fazendo dele o terceiro presidente na história dos Estados Unidos a sofrer o processo.
 
O primeiro processo foi motivado pela pressão de Trump sobre o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski. Em um telefonema ao ucraniano, em julho de 2019, o republicano pediu investigação sobre o democrata Joe Biden e o filho dele, Hunter.
 
*Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)