(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Justiça federal dos EUA indicia 15 pessoas pelo ataque ao Capitólio

Ataque à sede do Congresso dos EUA na quarta-feira (06/01) deixou cinco mortes


08/01/2021 16:24 - atualizado 08/01/2021 17:55

Entre os indiciados está Richard Barnett, que está preso após invadir gabinete de Nancy Pelosi(foto: SAUL LOEB/AFP via Getty Images)
Entre os indiciados está Richard Barnett, que está preso após invadir gabinete de Nancy Pelosi (foto: SAUL LOEB/AFP via Getty Images)
Quinze pessoas foram indiciadas pelo ataque ao Capitólio dos Estados Unidos, incluindo o homem fotografado no gabinete da líder democrata Nancy Pelosi, anunciou o Departamento de Justiça nesta sexta-feira(8).

"Anunciamos 15 acusações feitas pela justiça federal", disse Ken Kohl, do gabinete do procurador federal de Washington, em entrevista coletiva.

Entre os indiciados estão um homem suspeito de plantar uma bomba artesanal perto do Congresso, e Richard Barnett, preso nesta sexta-feira e que entrou no gabinete de Pelosi, disse o oficial.

 

A confirmação da morte de um policial nesta sexta-feira elevou para cinco as mortes em consequência do ataque ao Capitólio por apoiadores do presidente Donald Trump.

O agente Brian Sicknick, de 42 anos, foi atingido na cabeça com um extintor de incêndio enquanto confrontava os invasores da sede do Congresso na quarta-feira.

Sicknick voltou ao seu escritório, onde entrou em colapso e foi levado para um hospital. Ele morreu na noite de quinta-feira, de acordo com uma nota da polícia do Capitólio.

O procurador-geral em exercício dos EUA, Jeffrey Rosen, anunciou nesta sexta a abertura de uma investigação sobre a morte do policial.

A presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, ordenou que as bandeiras fossem hasteadas a meio mastro em sua homenagem.

"O sacrifício do oficial Sicknick nos lembra de nossas obrigações para com aqueles a quem servimos: proteger nosso país de todas as ameaças estrangeiras ou domésticas", disse ela em um comunicado.

Mais quatro pessoas, todas vinculadas aos protestos em apoio à alegação infundada de Trump de que a eleição presidencial foi roubada, também morreram em meio aos distúrbios no Congresso.

Uma veterana da Força Aérea e apoiadora fervorosa de Trump foi morta a tiros por um policial do Capitólio dentro do prédio e envolvida em uma bandeira do presidente cessante.

Os outros três simpatizantes de Trump morreram em áreas do complexo por "emergências médicas": um homem teve um ataque cardíaco, outro sofreu um derrame e uma mulher sucumbiu aos ferimentos após ser pisoteada pela multidão. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)