(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRESIDÊNCIA

Congresso dos Estados Unidos confirma vitória de Joe Biden nas eleições

O vice-presidente Mike Pence certificou o voto de 306 grandes eleitores a favor do candidato democrata, contra os 232 obtidos por Donald Trump


07/01/2021 06:23 - atualizado 07/01/2021 06:44

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden(foto: CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP )
O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden (foto: CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP )


O Congresso dos Estados Unidos validou, na madrugada desta quinta-feira (7), a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais, último passo antes de sua posse em 20 de janeiro.

O vice-presidente americano, o republicano Mike Pence, certificou o voto de 306 grandes eleitores a favor do candidato democrata, contra os 232 obtidos por Donald Trump, depois que partidários do presidente em final de mandato invadiram o Capitólio e semearam o caos durante horas, com o objetivo de impedir a validação destes resultados.

Os congressistas voltaram a se reunir na noite dessa quarta-feira para retomar o processo depois de uma pausa de várias horas devido à invasão do Capitólio por parte de apoiadores de Donald Trump que protestavam contra a derrota do republicano nas urnas.

Na reabertura da sessão, o vice-presidente Mike Pence lamentou "um dia obscuro" e condenou a violência dos manifestantes.

"Mesmo depois da violência e vandalismo sem precedentes neste Capitólio, os representantes eleitos do povo dos Estados Unidos se reúnem novamente neste mesmo dia para defender a Constituição", destacou Pence.

O vide-presidente Mike Pence e a presidente da Casa dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, leem a certificação dos votos do colégio eleitoral(foto: POOL / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP )
O vide-presidente Mike Pence e a presidente da Casa dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, leem a certificação dos votos do colégio eleitoral (foto: POOL / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP )


Uma multidão de partidários de Trump invadiu o Capitólio durante várias horas nesta quarta-feira, o que obrigou os congressistas a serem confinados e pressionou a capital americana a declarar um toque de recolher na cidade.

O líder dos republicanos no Senado, Mitch McConnell, afirmou na retomada da sessão que a Câmara "não se deixaria intimidar".

"Tentarão perturbar nossa democracia e falharam", declarou.

O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, afirmou que os atos desta quarta, provocados "pelas palavras, as mentiras" de Trump, deixarão "uma mancha que não será apagada facilmente".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)